LUSO-AMERICANO JASON DA FONTE FAZ PARTE DA EQUIPA DE TRABALHO DO SENADOR JACK MARTINS

Por HENRIQUE MANO | Mineola, NY

Entre a equipa de funcionários ao serviço do senador federal Jack Martins, que representa em Albany o Distrito Eleitoral 7 de Nova Iorque, está o luso-americano Jason da Fonte, de 30 anos de idade.

Natural de Mineola e filho dos emigrantes Joaquim da Fonte e Maria da Fonte (esta já falecida), oriundos da freguesia de Chã, concelho de Montalegre (Trás-os-Montes), Jason é a ligação entre o legislador estadual de origem portuguesa e os seus mais de 300 mil constituintes – sendo ainda responsável pela presença oficial de Jack Martins nas redes sociais e pela componente técnica e de informática na representação física do senador em Mineola.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jason da Fonte no gabinete em Mineola, NY do senador estadual Jack Martins

“Cheguei a ser director de comunicações, no início, quando me juntei ao gabinete do senador, mas depois acharam que estaria melhor nestas funções”, explica Jason da Fonte, em entrevista concedida ao jornal LUSO-AMERICANO na representação de Jack Martins em Mineola. “É uma área em que se pode ser muito útil à comunidade, uma vez que estamos aqui para ajudar quem nos contactar dentro das nossas possibilidades”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jason da Fonte m ostra no mapa a extensão do Distrito Eleitoral 7 de Nova Iorque

Jason da Fonte faz ainda a coordenação entre o gabinete de Albany e o de Long Island e representa o senador estadual sempre que este não pode estar presente às muitas funções para as quais é convidado.

Jason da Fonte fez o liceu em Long Island e logo de seguida ingressou na University of Albany, a pensar seguir Biologia. “Tinha perdido a minha mãe para uma doença oncológica e achava que queria ser médico, mas depois percebi que não estava vocacionado para isso”, conta.

Acaba por arranjar emprego a trabalhar para a procuradora-geral do estado de Massachusetts, na área da protecção ambiental, onde esteve um ano, decidindo depois andar por vários estados do país naquela que considerou uma procura da sua identidade.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jason da Fonte diz aprender bastante com a experiência política de Jack Martins

Em 2020 obtém a dupla nacionalidade portuguesa e passou uma temporada em Portugal, durante a COVID-19, onde aproveitou para conhecer melhor o país das suas origens. “Sempre quis ter a nacionalidade portuguesa, é algo de que tenho muito orgulho”, nota.

Fonte ligou-se ao senador Jack Martins aquando da bem sucedida campanha que o legislador lançou contra a proposta promovida pela Governadora de Nova Iorque, que ficou conhecida como ‘NY Housing Compact’ – “contra a qual o senador combateu de forma efectiva. Trabalhámos arduamente para isso e foi um feito político muito importante para nós”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Uma das propostas de lei apresentadas pelo senador Jack Martins que se tornaram legislação

Jack da Fonte diz estar em concordância com grande parte da agenda política do senador para quem trabalha, que considera de “centro-direita” e “moderado”.

Considera que uma carreira política si próprio se pode vislumbrar no futuro. “Agora, contudo, pretendo sobretudo aprender o máximo possível com o senador e poder um dia utilizar esses ensinamentos. Neste momento estamos aqui para servir os constituintes do Distrito Eleitoral 7”.