KEVIN GRILO PROMOVIDO A TENENTE-CORONEL DO EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Acaba de ser promovido a Tenente-Coronel do exército dos Estados Unidos da América o luso-descendente Kevin Grilo, natural de New Jersey e filho de Fernando e Maria do Rosário Grilo – emigrantes de Vila Franca de Xira e Torreira, distritos de Lisboa e Aveiro, respectivamente. A cerimónia de elevação àquela patente militar decorreu nas instalações do Museu de Fort Knox, no estado de Kentucky, com a presença dos pais do novo Tenente-Coronel e ainda de sua esposa, Nadya Donenberg, e das filhas Emma e Alexandra.

Kevin Grilo fez o liceu em Summit, NJ, e formou-se pela Rutgers University em Ciências e Assuntos Globais (2009/10) e pela Seton Hall University, one tirou Relações Internacionais (2000/2004). Tem extensa formação na área militar.

A sua carreira militar fez já dele ‘platoon leader’ e ‘troop executive officer’ tanto no 1.º Esquadrão do 89.º Regimento de Cavalaria e no 16.º; ‘chief of operations’ na 2.ª Brigada da 1.ª Divisão de Infantaria e ‘commander of  a troop’ no 5.º Esquadrão do 4.º Regimento de Cavalaria.

🌐MISSÕES NO ESTRANGEIRO E DISTINÇÕES MILITARES

Especialista em assuntos militares latino-americanos na chamada região do Cone Sul, Kevin Grilo cumpriu missões junto da embaixadas americanas no México, Peru e Brasil e já foi ajudante-de-campo e assessor militar de dois directores da Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa.

Para além de um posto em Washington, DC, o luso-descendente também passou pelo Fort Drum (New York), Fort Knox (Kentucky), Fort Riley (Kansas) e Fort Leavenworth (Kansas) e cumpriu duas missões militares no Iraque: uma em Yusufiyah, enquadrado na Operação ‘Iraqi Freedom’ (2006/07), como parte da Brigada de Comando da ‘10th Mountain Division’, e outra em Bagdade, em 2011, com a ‘Dagger Brigade’ da 1.ª Divisão de Infantaria (‘Operation New Dawn’).

Entre as distinções que carrega, contam-se uma ‘Bronze Star Medal’, ‘Defense Meritorious Service Medal’, ‘Meritorious Service Medal’, ‘Joint Commendation Medal’, ‘Army Commendation Medal’, ‘Joint Service Achievement Medal’, ‘Army Achievement Medal’, ‘Brazilian Army Medal’ e ‘Combat Action Badge’.

O Tenente-Coronel está presentemente afecto ao ‘United States Army Human Resources Command’.