LUSO-AMERICANO MIGUEL ACABOU PROMOVIDO OFICIALMENTE À PATENTE DE CAPITÃO NA POLÍCIA DE CLARK, NJ
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O luso-americano Miguel Acabou, natural de Livingston, NJ, mas criado no Ironbound de Newark, foi oficialmente promovido a Capitão da Polícia de Clark durante uma cerimónia decorrida no edifício da Câmara Municipal com a presença do “mayor” Sal Bonaccorso e vereadores. Acabou é agora uma das duas mais altas entidades policiais neste município do condado de Union onde já reside uma considerável comunidade portuguesa.
Miguel Acabou prestou juramento perante o “mayor” Bonaccorso, tendo na sala os pais, avós, irmãos e outros familiares – para além do vereador Michael Silva, do Bairro Leste (que conhece dos tempos em que ambos pertenceram à Polícia de Newark), do vice-chefe da Polícia de Newark César Soares e do presidente da PAPA (Portuguese-American Police Association), Joe Barros.
Miguel Acabou é filho dos emigrantes Manuel e Maria Acabou, naturais da Torreira-Murtosa (distrito de Aveiro). Depois de ter frequentado o Liceu “East Side”, no Ironbound, optou por entrar na Academia de Polícia de Newark, sendo posteriormente colocado na 3.ª Esquadra – onde está como agente de patrulha de Setembro de 2006 a Dezembro de 2011.
Em 2012, começa novo e decisivo capítulo profissional, ao ser admitido na Polícia de Clark, NJ, onde vai subindo os degraus da hierarquia policial – passando de agente a sargento (em 2017), de sargento a tenente (2020) e agora Capitão.
Durante a sua passagem pela Polícia de Newark, Miguel Acabou foi diversas vezes distinguido com prémios de bravura e emérito – entre eles o “Police Officer of the Month – FOP Honor Award”, que lhe foi atribuído 4 vezes, e a “Medal of Merit” Award (que recebeu a dobrar).
Já a Polícia de Clark reconheceu-o com o “Life Saving Award” (2014 e 2015) e com o “Platoon Award” (2015).
O profissional luso-americano possui ainda as seguintes certificações de carreira: “Field Training Officer”, “Alcotest Breathalyzer Certified”, “911 Dispatch Certified”, “Internal Affairs Investigator” e “Firearms Range Master”.