LUSO-AMERICANO NATURAL DE NEWARK E COM ORIGENS NA MURTOSA REPRESENTA NOVA IORQUE NA CONVENÇÃO NACIONAL REPUBLICANA
Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
O sargento na reforma da New York Park Police, Manuel Vilar, está em Milwaukee, estado do Wisconsin, a participar na Convenção Nacional Republicana (que decorre até esta quinta-feira) enquadrado na delegação do estado de Nova Iorque. Vilar disse em exclusivo ao jornal LUSO-AMERICANO que lhe cabe a responsabilidade, como Presidente do Comité Republicano de East Hampton (Long Island), de representar o referido município do condado de Suffolk no evento.
Foto: CORTESIA MANUEL VILAR | O sargento Manuel Vilar, reformado da New York Park Police, na Convenção Nacional Republicana que decorre em Milwaukee, WI
“Tenho orgulho em ter dupla nacionalidade portuguesa e americana”, afirma o sargento Manuel Vilar. “Como conservador e republicano, tenho consciência de que são os princípios do partido republicano aqueles que melhor reflectem o espírito de trabalho árduo que os luso-americanos tão bem abraçam”.
O também líder sindical (Manuel Vilar é Presidente da Retired Police Benevolent Association de Nova Iorque e faz lóbi em Albany) adianta que esta “é a primeira Convenção em que participo e, até ver, tem sido uma experiência fantástica!”
O residente de East Hampton, NY, que já concorreu a alguns cargos políticos, nasceu em Newark, New Jersey, filho de emigrantes da Murtosa no Ironbound; faria depois carreira na New York State Police, primeiro colocado na cidade de Nova Iorque e, mais tarde, em Long Island, tendo-se reformado há alguns anos.
Foto: CORTESIA MANUEL VILAR | O luso-americano Manuel Vilar com dois agentes da Polícia de Estado do Nebraska no evento
O sargento Manuel Vilar teve já a oportunidade de conhecer pessoalmente Donald Trump na Convenção, sobre quem diz: “não poderia ter sido mais afável. Tem uma determinação de aço e a coragem de um leão. Reúne todas as qualidades que, em muitos aspectos, são a imagem espelhada da mesma coragem que permitiu aos nossos antepassados descobrir o Mundo”.
Na sua óptica, Trump “é o candidato que melhor poderá fortalecer uma economia que beneficie todos os americanos, incluindo os luso-americanos espalhados pelo País”.
Foto: CORTESIA MANUEL VILAR | Manuel Vilar, em representação do Comité Republicano de East Hampton, NY com o congressista Mike Lawler (dir.) e Tom McNally, Presidente do Comité Republicano do condado de Suffolk, NY
O representante de Nova Iorque à Convenção descreve o certame como o “who’s who” do universo republicano mas a reunir igualmente “cidadãos do dia-a-dia que representam a nossa grande nação”.
Para além de Trump, Manuel Vilar esteve ainda com o congressista Mike Lawler, da região do Vale do Hudson, o Presidente do Comité Republicano do condado de Suffolk, Tom McNally, o Presidente do Comité Republicano do estado de Nova Iorque, Ed Cox e o Presidente do Comité Republicano do bairro de Queens, Anthony Nunziato.