LUSO-AMERICANO TEM A SEU CARGO TODAS AS OPERAÇÕES POLICIAIS NA CIDADE DE PALM COAST, FL

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O luso-americano Kenny Gonçalves, de 46 anos de idade, tem desde Janeiro de 2021 a responsabilidade de chefia de toda a actividade policial na cidade norte-americana de Palm Coast, na Flórida. Nomeado comandante do Bairro 2 do condado de Flagler, à frente da nova esquadra policial de Palm Coast, Gonçalves foi colocado no posto pelo xerife Rick Stally, do Flagler County Sheriff’s Office, a entidade sobre a qual recai a missão de manter a lei e a ordem naquele centro urbano a norte do ‘Sunshine State’.

“A esquadra de Palm Coast foi inaugurada dia 1 de Maio de 2021 e engloba aquilo que, no contexto do condado de Flagler, é o bairro 2”, explica o comandante Kenny Gonçalves, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Como se sabe, esta é a área que acomoda o grosso da comunidade portuguesa, que deve constituir hoje cerca de 10% da população de Palm Coast.”

Gonçalves orienta assim uma força policial com 51 elementos, entre eles 4 sargentos e 4 ‘corporals’.

Kenny Gonçalves nasceu em Newark, no estado de New Jersey, filho de emigrantes minhotos de Ponte da Barca que, aos dois anos e meio, o levaram para Portugal, onde esteve até aos 12. No regresso ao Ironbound, faria ainda o East Side High School, descobrindo depois que queria seguir carreira como agente. Com o teste de admissão feito, opta por entrar no mercado de trabalho, passando a encarregado de manutenção e reparações de uma empresa japonesa de transportes marítimos, com responsabilidades “de Miami a Vermont.”

Em 2002, entretanto, muda-se para Palm Coast com a mulher e as duas filhas; em 2006, com 31 anos, entra para o Flagler County Sheriff’s Office, como ‘deputy sheriff’.

O luso-descendente foi subindo na carreira, passando à patente de ‘corporal’ em 2016 e à de sargento no ano seguinte. No final de Janeiro de 2021, logo após a sua reeleição, o xerife Stally elevou-o a comandante. “Agora sou responsável por todas as operações de polícia em Palm Coast”, diz o comandante Gonçalves. “Tenho por obrigação manter um relacionamento positivo com a comunidade, garantir a segurança dos nossos agentes e fazer com que cumpram também as suas funções da melhor forma possível.”

O comandante de origem portuguesa lembra que, nos últimos quatro anos, “conseguimos reduzir o índice de criminalidade em 47% em todo o condado. Hoje temos esse índice nos níveis mais baixos desde há 25 anos.”

O F.C.S.O. conta com um total de 231 funcionários, sendo uma centena civis.

Kenny Gonçalves diz que foi sempre seu objectivo ir subindo na carreira e chegar a um cargo de chefia, “razão por que fiz vários cursos de liderança e sessões de treino com vista a estar preparado para as responsabilidades que hoje tenho sobre os ombros.”

Quando lhe perguntamos se falar português é uma mais-valia numa cidade como Palm Coast, a sua resposta não se faz esperar: “É extremamente imortante ser bilingue.”