Luta contra o preconceito: Jogadores da LaLiga prestam apoio a Vini Jr. com faixa: “Racistas, fora do futebol”

Antes do jogo entre Real Sociedad e Almería, pela 36a partida da LaLiga, os jogadores dos dois clubes estenderam juntos uma faixa com os dizeres: “Racistas, fora do futebol”. O protesto é mais um entre as inúmeras manifestações de solidariedade a Vinícius Júnior, vítima de perseguição racista em jogos na Espanha.

Na segunda (22), a polícia espanhola confirmou que identificou três torcedores que fizeram gestos racistas contra Vinicius Júnior, no jogo do último domingo (21) entre Valencia e Real Madrid. Eles

foram detidos para interrogatório, mas já foram liberados. Outros quatro torcedores também foram presos, suspeitos de pendurarem um boneco enforcado com a camisa do jogador em uma ponte, antes do clássico contra o Atlético de Madrid, em janeiro.

Nas redes sociais, o brasileiro vem manifestando sua indignação com a falta de providências da LaLiga em relação aos casos recorrentes de racismo que ele sofre desde 2021 no Real Madrid. Ao todo, o brasileiro já sofreu com 11 casos de racismo no país, e nenhum destes episódios resultou em punição para o clube rival.

Na terça-feira (23), Vini Jr. postou um compilado em vídeo de casos de racismo sofridos com a camisa do Real Madrid e lembrou que ninguém foi punido desde então.

“O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a LaLiga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?”, questionou o jogador, no texto do vídeo.