LUTA PELA IGUALDADE DE DIREITOS: Senado Federal aprova proteção ao casamento gay e inter-racial
O Senado dos EUA aprovou na terça-feira (29), um projecto de lei bipartidário para proteger em nível federal o casamento entre pessoas do mesmo sexo e inter-raciais. Aprovada com 61 votos a favor, incluindo os de 12 republicanos, e 36 contra, a Lei de Respeito ao Casamento agora retornará à Câmara dos Representantes para sua votação final e depois deverá ser sancionada pelo Presidente Joe Biden.
“Com a aprovação bipartidária no Senado da Lei de Respeito ao Casamento, os EUA estão prestes a reafirmar uma verdade fundamental: Amor é amor, e os americanos deveriam ter o direito de casar-se com a pessoa que amam”, disse Biden.
O texto aprovado também protege o casamento inter-racial. A Câmara, com maioria progressista, deu seu aval ao projecto em Julho, com 267 votos a favor e 157 contra. No Senado, a pequena maioria democrata precisava do apoio de pelo menos 10 republicanos para seguir adiante.
Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e inter-raciais já são legais nos EUA, graças a decisões da Suprema Corte de 2015 e 1967, respectivamente. A nova legislação deverá revogar a Lei de Defesa do Casamento aprovada em 1996, que o define como a união entre “homem e mulher”.