LUTO | Faleceu Monsenhor João da Silva Antão, que marcou gerações da vida portuguesa em New Jersey

Por HENRIQUE MANO | News Editor

A Paróquia de São Martinho de Salreu anunciou com profundo pesar o falecimento de Monsenhor João da Silva Antão, ocorrido esta quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, no Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja (Portugal) [ https://www.infofunerais.pt/pt/funerais/126/monsenhor-j-d-s-antao ].

. Sacerdote de referência e figura incontornável das comunidades portuguesas de New Jersey, Monsenhor Antão deixa um legado marcante de dedicação pastoral, social, cultural e humanitária, particularmente junto da comunidade luso-americana da cidade de Elizabeth.

Monsenhor João da Silva Antão

“Foi um choque para mim”, afirmou o ex-xerife Armando Fontoura, do condado de Essex, e amigo de longa data do falecido. “Para além de figura religiosa, foi um verdadeiro líder, que esteve sempre do lado dos mais necessitados e que cedo percebeu a importância de termos uma voz a todos os níveis da vida pública”.

Nascido a 10 de Março de 1933, no lugar de Campinos, em Salreu, concelho de Estarreja, era filho de José Nunes Antão e Ana Rosa da Silva, agricultores. Foi baptizado na Igreja Paroquial de São Martinho de Salreu a 23 de Abril de 1933 e, desde muito cedo, revelou vocação religiosa, ingressando aos 11 anos no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro. A sua formação prosseguiu no Seminário Patriarcal de Cristo Rei dos Olivais, em Lisboa, a partir de 1956.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da igreja Nossa Senhora de Fátima, de Elizabeth, NJ, que ajudou a edificar

Após a imigração dos seus pais para os EUA, continuou a formação sacerdotal no Immaculate Conception Seminary, em Darlington, da Arquidiocese de Newark, e concluiu os estudos teológicos na Seton Hall University. Foi ordenado presbítero a 7 de Outubro de 1960 por Mons. Walter William Curtis, bispo auxiliar de Newark, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Newark, iniciando desde logo uma missão profundamente ligada aos emigrantes portugueses.

Nomeado vigário paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Newark, destacou-se no acompanhamento espiritual e humano dos imigrantes de língua portuguesa, tendo fundado o jornal “Novos Rumos”, instrumento de informação e união comunitária. Em 1970, foi chamado a colaborar na criação de uma nova paróquia de expressão portuguesa em Elizabeth, projecto que abraçou com particular empenho. A 10 de Maio de 1973 recebeu a nomeação para a organização formal da missão católica portuguesa daquela cidade, culminando na erecção canónica da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a 14 de Maio de 1973, da qual viria a ser formalmente nomeado pároco a 4 de Dezembro de 1977.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Nos festejos do 50.º aniversário da I.N.S.F. de Elizabeth, NJ

Sob a sua liderança, a paróquia conheceu um notável crescimento espiritual e estrutural, com a aquisição e expansão de vários espaços pastorais, incluindo o novo complexo paroquial e a transferência da sede para a antiga Igreja do Sagrado Coração de Jesus, dedicada a Nossa Senhora de Fátima a 2 de Outubro de 1983. Nesse mesmo ano, em Setembro, o Papa São João Paulo II nomeou-o seu prelado honorário com o título de Monsenhor.

O reconhecimento pelo seu trabalho ultrapassou as fronteiras da Igreja. No dia 5 de Outubro de 1985, no contexto do seu jubileu sacerdotal, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, General António Ramalho Eanes. Em 2005, a cidade de Elizabeth atribuiu o seu nome a uma escola, através do Conselho de Educação, reconhecendo-o como um dos líderes comunitários mais activos e influentes da cidade.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Nos festejos do 50.º aniversário da I.N.S.F. de Elizabeth, NJ

Monsenhor João da Silva Antão permaneceu como pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Elizabeth, até 2010, ano em que regressou definitivamente a Portugal. Fixou residência em Salreu, continuando a apoiar o clero da Diocese de Aveiro, em particular nos arciprestados de Estarreja e Murtosa, enquanto a saúde o permitiu, mantendo também uma forte ligação a várias associações e instituições culturais e humanitárias.

Com a saúde fragilizada pela idade, faleceu aos 92 anos, deixando um profundo sentimento de perda entre fiéis, amigos e comunidades que serviu ao longo de mais de cinco décadas, especialmente entre os portugueses de New Jersey, que nele encontraram um pastor próximo, um defensor da identidade portuguesa e um incansável promotor da solidariedade.

As exéquias fúnebres serão presididas por D. António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro, e realizam-se no próximo sábado, 17 de Janeiro, às 11:30 AM, na Igreja Matriz de São Martinho de Salreu, onde o corpo estará em câmara ardente a partir das 9:00 AM, seguindo depois para sepultura no cemitério local. A Missa de 7.º dia será celebrada na mesma igreja na quinta-feira, 22 de Janeiro, às 7:00 PM.