LUTO. Faleceu o antigo jornalista José Martins, do LUSO-AMERICANO; velório é 6.ª feira em Newark, NJ
O jornalismo português na América está de luto: faleceu José Martins, antigo repórter do bissemanário LUSO-AMERICANO e colaborador de vários outros órgãos de comunicação social na diáspora.
Natural de Vila Verde, Seia (Portugal), a 30 de Maio de 1933, José Martins dos Santos (que utilizava o pseudónimo José Martins) morreu dia 9 de Janeiro de 2024, na sua residência em New Jersey, rodeado de familiares – vítima de doença de Alzheimer.
José Martins emigrou em 1970 para os Estados Unidos da América, na companhia da esposa, trazendo mais tarde os filhos; radicando-se em Newark, depressa se tornou uma figura activa no seio da comunidade portuguesa, dando início também à sua carreira jornalística.
José Martins começou por escrever para as revistas “Cartaz” e “Oportunidades”, tornando-se depois correspondente dos jornais “Portuguese News”, “Portuguese Times” de “O Emigrante – Mundo Português”. Na redacção do nosso jornal, faria a cobertura de acontecimentos comunitários e de outros de destaque nacional e internacional.
Pelo conjunto do seu trabalho e da sua dedicação a Portugal e à comunidade, viu, ao longo dos anos, a sua carreira reconhecida pelo senado de New Jersey, cidade de Newark, condado de Essex, COPAE e pela Heritage Foundation.
Foi co-fundador da Associação Vilaverdense e peça fundamental para o financiamento de uma clínica médica na sua terra natal.
Homem de fé, era activo tanto nas paróquias portuguesas de N.ª Sr.ª de Fátima em Newark como em Elizabeth, assim como na Igreja de São Francisco Xavier, em Newark do Norte, onde era líder espiritual.
José Martins deixa de luto a esposa Maria do Carmo Santos, com quem esteve casado 65 anos, os filhos António Santos (e nora Maria Fernanda Santos), Isabel Santos (Wilfred Waldner) e Cristina Santos Fox (Lee Goldman); os netos John Fox (Christine Schlosser Fox), Daniel Santos, Kevin Fox e David Santos (Brittany Fung Santos).
O seu velório terá lugar esta sexta-feira, dia 12 de Janeiro de 2024, na Buyus Funeral Home, em Newark, NJ, das 5:00 horas da tarde às 8:00 da noite; os seus restos mortais serão cremados.
Haverá missa em sua memória sábado, às 10:00 AM, na Igreja de São Francisco Xavier, em Newark do Norte.
A administração e redacção do jornal LUSO-AMERICANO expressam à família o seu profundo pesar.
Em vez de flores, a família agradece donativos em seu nome a favor da American Diabetes Association ou da Alzheimer’s Association.