Luto: Morre aos 84 anos o compositor, músico e humorista Juca Chaves

Morreu, na noite deste sábado (25/3), o cantor, compositor e humorista Juca Chaves, aos 84 anos, em Salvador (BA). Ele estava internado há 15 dias no Hospital São Rafael com problemas respiratórios. Segundo o jornal Bahia Econômica, o óbito foi confirmado às 8:30 pm no horário local.

Conhecido como “Menestrel Maldito”, Juca era um crítico feroz da ditadura militar e fez obras como ‘Por Quem Sonha Ana Maria?’ e ‘Cúmplice’. Durante o exílio, Juca viveu em Portugal e, posteriormente, na Itália, após ter criticado em seus shows o governo do ditador português Salazar.

Conhecido como “Menestrel Maldito”, Juca Chaves é um ícone da cultura brasileira, com grande e inspiradora trajetória. Conquistou o coração do público com o humor inteligente e irreverente, músicas engajadas e ativismo social, tornando-se referência para diversas gerações de artistas e militantes. Crítico feroz da ditadura militar, fez obras como “Por Quem Sonha Ana Maria?” e “Cúmplice”.

Jurandyr Czaczkes Chaves nasceu em 22 de outubro de 1938, no Rio de Janeiro (RJ) e era filho da carioca Clarita e um judeu austríaco, naturalizado brasileiro, que montou a primeira fábrica de plásticos no Brasil. Torcedor ilustre do time de futebol São Paulo, Juca foi um dos artistas que, na edição especial de 15 anos da revista LANCE! ajudaram a eleger os dez maiores jogadores da história do clube. À época, ele afirmou que se tornou são-paulino por causa de Leônidas da Silva. Além do Diamante Negro, seus demais eleitos foram: Bauer, Mauro, Raí, Canhoteiro, Poy, Gino Orlando, Müller, Cafu e Rogério Ceni.

Ele deixa a esposa, Yara, com quem estava casado desde 1975, e as duas filhas, Maria Morena e Maria Clara Chaves.