Macron mantém Gabriel Attal “por enquanto”

O presidente de França, Emmanuel Macron, pediu ao primeiro-ministro do país, Gabriel Attal, que se mantenha no cargo “por enquanto”, para “garantir a estabilidade do país”, segundo o jornal Le Figaro.

Attal tinha pedido a demissão na sequência das eleições legislativas deste fim-de-semana, em que a coligação de Esquerda Nova Frente Popular, saiu vencedora.

Attal tinha afirmado, no domingo, que poderia permanecer no cargo “enquanto o dever o exigir”. A França está prestes a receber os Jogos Olímpicos, que arrancam dia 26.

O Ensemble (Juntos), agrupamento centrista e liberal encabeçado por Renascimento (partido de Macron), ficou em segundo lugar nas eleições, seguindo-se o União Nacional (extrema-direita), liderada por Jordan Bardella, que na primeira volta, realizada a 30 de Junho, mostrava-se como o vencedor.

Lembre-se que as legislativas foram convocadas pelo presidente após a derrota do seu partido e a acentuada subida da União Nacional nas eleições ao Parlamento Europeu. A escolha de um novo executivo apenas devia aconteceu em 2027.
Emmanuel Macron ainda tem três anos de mandato presidencial. Espera-se que os legisladores recém-eleitos reúnam-se na Assembleia Nacional para iniciar negociações sobre os possíveis acordos partidários.