Macron reeleito na França com 58% dos votos

Os resultados oficiais das eleições presidenciais de domingo em França confirmam a vitória de Emmanuel Macron, com 58,55 por cento dos votos contra 41,45 por cento para Marine Le Pen, segundo os dados divulgados pelo Ministério do Interior francês.

Os resultados oficiais, já definitivos, dão a reeleição de Emmanuel Macron para um segundo mandato de cinco anos como Presidente da França.

Os resultados superam ligeiramente as projecções, que davam ao centrista Emmanuel Macron entre 57,6% e 58,20% dos votos nesta segunda volta das eleições, contra 41,80% a 43% para Marine le Pen, a candidata de extrema-direita.

Com a totalidade dos resultados apurados, os dados oficiais indicam que a abstenção atingiu os 28,01 por cento, uma taxa inédita para uma segunda volta das presidenciais em França desde 1969 (31,3%).

Os resultados mostram também um forte estreitamento da diferença entre os dois candidatos.

Em 2017, a primeira vez que os dois se enfrentaram nas eleições presidenciais, o centrista Emmanuel Macron venceu com 66,10% dos votos, contra 33,90% de Marine le Pen.

Numa mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter, o presidente e deputado do Chega afirma que “Pode não ter sido hoje em França, mas será amanhã em Portugal, ou em Espanha, ou Itália!”.

“Um dia venceremos porque os contribuintes e os europeus de bem estão fartos de serem governados e explorados por bandidos!”, acrescenta André Ventura, falando de Le Pen como fazendo parte do mesmo projecto político do Chega.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje um “abraço de felicitações muito caloroso” a Emmanuel Macron pela reeleição nas presidenciais francesas considerando que foi uma vitória da União Europeia e contra a xenofobia.

Questionado se a incerteza quanto ao resultado destas eleições em França não constitui um sinal de alerta, o Presidente da República respondeu: “Eu devo dizer que eu não tive essa dúvida”.

“Uma vitória dos mais elementares valores da liberdade, igualdade e fraternidade que fizeram da França uma referência no mundo”, escreveu o chefe de Estado, numa mensagem enviada ao Presidente eleito de França.

Estudantes protestam em Paris a reeleição de Macron

A polícia francesa pôs fim a um protesto no centro de Paris, que juntou mais de uma centena de pessoas contra a reeleição do Presidente Emmanuel Macron, avançou a Agência France Presse.

Os manifestantes, na sua maioria estudantes, convocados através das redes sociais por grupos anticapitalistas e antifascistas, reuniram-se na praça de Les Halles, logo após a divulgação das primeiras projecções dos resultados eleitorais.

“Nem Macron nem Le Pen – Revolução”

O objectivo era manifestarem-se sob o lema “Celebremos o novo período de cinco anos de alegria” contra o novo mandato de Emmanuel Macron ou contra a eleição da líder de extrema-direita Marine le Pen, independentemente de quem fosse eleito.

Horas antes do início desta manifestação, uma dezena de carrinhas da polícia de choque e agentes concentraram-se em ruas perto do local do protesto para evitar confrontos, mas acabaram por dispersar os manifestantes com recurso a gás lacrimogénio.

Além de Paris, foram convocados outros protestos em mais de vinte cidades francesas, entre as quais Marselha, Lyon, Nantes, Toulouse, Rennes e Montpellier.