MANCHESTER UNITED: Multimilionário Ratcliffe assegura 25% do clube

O multimilionário britânico Jim Ratcliffe assegurou uma participação de 25% no Manchester United, anunciou o clube no passado domingo, num desfecho há muito aguardado depois de, em Novembro de 2022, a família Glazer ter feito saber que estava a estudar opções estratégicas para o clube.

O negócio é estimado em 1,25 mil milhões de libras (cerca de 1,4 mil milhões de euros), apurou a comunicação social inglesa, com os donos do United e os accionistas classe A a receberem 33 libras (cerca de 38 euros) por acção.

Em destaque no acordo entre o clube inglês e o CEO da INEOS, multinacional da indústria química com uma presença crescente no futebol, está um investimento de 300 milhões de dólares (cerca de 272,37 euros) “destinado a permitir um futuro investimento em Old Trafford”, mais precisamente em infra-estruturas, um dos alvos de Cristiano Ronaldo, recorde-se.

Jim Ratcliffe, através da INEOS, vai assumir a responsabilidade por toda a gestão das operações de futebol.

“Como parte da transacção, a INEOS aceitou um pedido do Conselho de Administração para que lhe fosse delegada a responsabilidade pela gestão das operações de futebol do clube. Isto incluirá todos os aspectos das operações de futebol masculino e feminino e das Academias, juntamente com dois lugares no conselho do Manchester United PLC e nos conselhos do Manchester United Football Club”, é detalhado no comunicado publicado na página do clube inglês no domingo e replicado pela INEOS.

A transacção será financiada pela Trawlers Limited, uma empresa detida a 100% por Ratcliffe.

Em Fevereiro, o empresário de 71 anos havia feito uma oferta de compra de 69% do Manchester United – a percentagem detida pela família Glazer -, mas terá aceitado tornar-se accionista minoritário.

O negócio está sujeito à aprovação da Premier League.