MANNY VILAR: Preside a sindicato de Polícia no estado de Nova Iorque
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O luso-americano Manny Vilar, de 61 anos de idade, é uma das mais destacadas figuras sindicais na área da Segurança Pública no estado de Nova Iorque. A rotina do sargento acontece entre Long Island e Albany, a capital administrativa do ‘Estado Império’, onde, como presidente da influente Police Benevolent Association of New York State, cabe-lhe a responsabilidade “de fazer lóbi pelos nossos membros e negociar contratos de trabalho e salariais justos”, explica Vilar, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.
A Police Benevolent Association of New York State foi criada em 2010, em grande parte graças ao empenho de Manny Vilar, que assumiu a sua presidência durante os primeiros seis anos de actividade; passaria posteriormente a vice-presidente e a director responsável pela área de legislação, para em Outubro de 2021 voltar a assumir o cargo máximo.
Manny Vilar nasceu em North Arlington, New Jersey, filho de pai emigrante da Murtosa e de mãe do Bunheiro; a sua carreira policial acontece em 1984, quando se junta à New York State Park Police, com colocação em Long Island – onde está até 1992.
Nessa altura, é promovido a sargento e passa a actuar nos bairros nova-iorquinos de Harlem, em Manhattan, e de South Bronx, para em 2000 regressar a Long Island, onde hoje é sargento de escalão sénior, “o supervisor com a mais alta responsabilidade em campo na zona de Long Island”, nota.
A sua trajectória no mundo dos sindicatos de polícia no estado de Nova Iorque arranca ao juntar-se como Delegado ao Council 82 AFSME/AFL/CIO (por extenso, American Federal State County Municipal Employees Union); junta-s depois como fundador e primeiro tesoureiro à New York State Park Police Benevolent Association,
corria o ano de 1990. Antes da criação, em 2010, do sindicato a que agora preside, em 2000 ainda voltou ao Council 82 AFSME/AFL/CIO, onde esteve uma década como responsável local.
A Police Benevolent Association of New York State representa perto de 1500 agentes ligados a três ramos policiais do estado d Nova Iorque: a State University Police, a State Environmental Conservation Police e a State Forest Rangers, explica o sargento Manny Vilar, adiantando: “Se pusermos de parte os sindicatos que representam os agentes da idade de Nova Iorque, o nosso é o 5.º maior em todo o estado.”
Em Fevereiro, Manny Vilar conseguiu negociar com êxito mais um contrato entre a Police Benevolent Association of New York State e, desta feita, a administração da governadora Kathy Hochul, que garante mais 4 anos de contrato para os seus membros, com regalias pelas quais teve de regatear. “Estamos confiantes de que este acordo com a administração Hochul é um sinal positivo para os nossos profissionais, sobretudo uma garantia de que o seu trabalho e dedicação vai continuar a merecer o reconhecimento que merece”, disse o sargento Vilar, num comunicado divulgado em conjunto com o gabinete da governadora de Nova Iorque.