MANUEL PIMENTEL
Manuel “Manny” Sousa Pimentel faleceu em paz e rodeado pela família na terça-feira passada, 19 de Julho de 2022, no Newark Beth Israel Hospital.
“Manny” foi exemplar como marido, pai, irmão, sogro, avô, tio, primo, amigo e vizinho e, mais que tudo, “vovô”.
Manuel Pimentel é filho de Manuel Sousa e Maria dos Anjos Pimentel, ambos já falecidos. Deixou viúva Maria Fernanda Sociedade Pimentel, com quem viveu quase 60 anos. Sobreviveram-lhe ainda os filhos Manuel Sousa Pimentel e esposa Idalia Cabeza-Pimentel, Michael Sociedade Pimentel e esposa Ana Grifo Pimentel, Dr. Sandra Sociedade Pimentel, a neta Alexis Carmiche e esposa Michael Carmiche e o neto Andrew Cabeza-Pimentel.
Manuel era o segundo mais velho de seis irmãos — Maria Armanda Amaral e marido António José Amaral, já falecido, José Pimentel e esposa Lois Pimentel, António Pimentel e esposa Luísa Pimentel, Arturo Pimentel e esposa Marie Pimentel, e Fátima Azevedo e marido Alfredo Azevedo.
Manuel amou e foi amado pelos irmãos, cunhadas e cunhados, sobrinhos e sobrinhas, primos e amigos.
Manuel Pimentel nasceu em Ponta Garça, São Miguel, Açores, em 16 de Março de 1940. Emigrou para os Estados Unidos com 17 anos juntamente com a irmã Armanda, e posteriormente ajudou inúmeros familiares e amigos a emigrar para os EUA.
Após cartas de amor durante vários anos, “Manny” regressou aos Açores em Setembro de 1962 para desposar Maria Fernanda Sociedade.
Gostava de falar do seu primeiro trabalho numa fábrica que trabalhava com pele de cobra, e depois desempenhou várias funções, incluindo a de proprietário do Restaurante Iberia e da Pimentel Construction, ambas em Newark.
Raramente faltou ao trabalho. Manuel Pimentel dedicou a maior parte da sua vida à construção, e orgulhava-se de pertencer ao sindicato local.
Se se viajava com ele para qualquer parte de NJ, gostava de contar as obras que tinha feito, onde tinha colocado cimento ou feito outros trabalhos.
Em 1969, tornou-se o primeiro Presidente do Clube Açores em Newark, NJ. Foi, durante décadas, voluntário na Festa do Divino Espírito Santo bem como noutras festas religiosas e locais, onde descascou milhares de mexilhões.
Depois de se ter reformado, continuava a levantar-se cedo e a caminhar dois blocos para ajudar os filhos Manny e Michael na International Florist, onde se tornou o principal “limpador de rosas”.
Adorava falar com os netos e passar tempo no verão com a família na sua casa de praia em Brigantine, NJ.
Gostava de ver e de falar de futebol, especialmente do Sporting Clube de Portugal. Gostava ainda de pescar caranguejos, filmes de ‘cowboys’, de ler o jornal de ponta a ponta e de jogar o ‘solitaire’.
A família e amigos estão convidados a participar nos serviços fúnebres que se realizam hoje, sexta-feira, 22 de Julho, no Clube Açores, em Newark, das 4 às 8 pm.
No sábado, 23 de Julho, terá lugar a missa de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Newark, às 10 da manhã, após a qual o funeral seguirá para o Holy Cross Cemetery, em North Arlington, NJ.
A família de Manuel está impressionada e agradecida pelas manifestações de amor, orações e apoio em geral. Quem estiver interessado em fazer donativos deve fazê-lo à American Cancer Society (cancer.org) ou à United States Soccer Foundation (ussoccerfoundation.org).
Os serviços funerários estarão a cargo da Buyus Funeral Home (426 Lafayette St., Newark, NJ).
Mais informações em www.buyusfuneralhome.com.