Maria De Lurdes Lopes

Maria de Lurdes Ferreira (nascida Saraiva) Lopes de Newark, NJ, faleceu subitamente em sua casa, na quarta-feira, 1 de Janeiro, 2025, aos 74 anos. Nasceu a 26 de Fevereiro, 1950 em Santa Marinha, Seia, Portugal, e era filha única de Manuel Saraiva do Vale e de Maria Ferreira do Rosário. Em Agosto de 1974, emigrou de Portugal para New Jersey com o marido Jorge, onde criaram os dois filhos, Paulo e Rosebella.

Maria era uma mulher religiosa, integra, com muita compaixão e bondade. Adorava cantar na igreja aos domingos e gostava de ouvir música cristã. Além disso, gostava de contar histórias da sua vida enquanto passava tempo com a sua família e amigos e criava memórias com eles. Na sua juventude, adorava crochê e tricô e deu muitas das suas peças à sua família e amigos.

Foi educada em Portugal e depois de terminar a faculdade, leccionou no ensino básico durante dois anos antes de conhecer Jorge. Comunicavam por carta enquanto ele vivia nos Estados Unidos. Em Janeiro de 1974, o mesmo regressou a Portugal de férias, e no dia 10 de Fevereiro do mesmo ano, casaram-se numa bela igreja em Gouveia, Portugal. Pouco depois mudaram-se e estabeleceram-se em Newark. Embora o início da sua vida em casal tenha sido desafiante, perseveraram para criar uma vida melhor para a sua família. Tornaram-se cidadãos norte-americanos e trabalharam arduamente para viver o sonho americano, mas mantiveram sempre as suas tradições portuguesas. Ao reformar-se, Maria passou a maior parte do tempo com a família, mimando-os com a sua cozinha incrível, especialmente o seu Bacalhau à Gomes de Sá e o seu famoso queijo de cesta com rabanadas durante a sua estação favorita – o Inverno – e abraçou plenamente a passagem das festividades como o Natal, ao mesmo tempo que reservou tempo para viajar com os mesmos para Portugal e outros locais.

Maria dedicou a sua vida à sua família. Era muito carinhosa e amorosa com a mesma e com todos os que conhecia. A sua família conforta-se por saber que a sua memória viverá para sempre em cada um deles. A mesma fará falta e será sempre amada pela sua família e amigos. Deixa um legado de valores familiares, memórias preciosas, histórias de vida, amor, bondade, compaixão e tradições familiares que os seus filhos sempre aspirarão seguir.

O seu marido, Jorge, com quem foi casada quase 50 anos, faleceu em 2023. Mãe dedicada dos seus dois filhos – Paulo e Rosebella – e marido desta, Gabriel; deixa  sobrinha e sobrinhos, sobrinhas-netas e sobrinho-neto, bem como muitos primos e outros parentes em Portugal, que a amam e irão sentir muito a sua falta.

O funeral de Maria aconteceu sábado, dia 4 de Janeiro, 2025 na Buyus Funeral Home (n.º 426 da Lafayette St., na Wilson Ave., em Newark). O enterro decorreu no Restland Memorial Park, em East Hanover, NJ. O velório foi realizado na sexta-feira, dia 3 de Janeiro.