Marijuana: Campanha grátis de “limpeza” de nome no Ironbound
No sábado, 21 de Janeiro, das 11 am às 3:00 pm, em parceria entre o Ironbound Community Corporation (ICC), Blaze Responsibly e Ascend Cannabis, será realizada na St. Stephens Church, nas 5 esquinas, no bairro do Ironbound, Newark, NJ, uma campanha grátis de “limpeza” (expurgo) do nome de pessoas autuadas por posse e uso de marijuana. O evento é aberto ao público em geral. As portas fecham às 2:30 pm. A St. Stephens Church fica localizada na 8 Wilson Avenue.
Advogados voluntários estarão disponíveis para auxiliar as pessoas presentes a expurgarem gratuitamente casos, avaliarem multas pendentes, ordens de busca abertas e muito mais.
Em 21 de Abril de 2022, o consumo recreativo de marijuana foi legalizado no estado de New Jersey, permitindo que qualquer pessoa com idade acima de 21 anos compre legalmente a droga. Inicialmente, os eleitores no Estado Jardim votaram a favor da legalização através de um pleito em 2020. Um ano depois, legisladores estaduais, sob a liderança de um governador democrata, Phil Murphy, legalizaram o uso recreativo, compra, processamento, aplicações para licenças e regulamentações para a nova indústria.
Pelo menos 18 outros estados e Washington (DC) legalizaram a marijuana recreativa, com 37 estados no total permitindo que a droga seja comprada paras fins medicinais. Poucos deles estão localizados na Costa Leste dos EUA e New Jersey está entre os primeiros deles a iniciar a venda para consumo recreativo. Nova York, onde a legalização da marijuana para consumo recreativo foi aprovada em 2021, ainda não lançou um mercado licenciado de uso recreativo.
“Tantas pessoas tem sido punidas por usarem marijuana em todo o país, mas finalmente é fabuloso ver New Jersey fazer algo legal sobre o assunto”, comentou Júlio Morales Carrera, de 28 anos.
As vendas da droga injetarão impostos extras nos cofres do Estado. Em 2019, Murphy calculou que as vendas de marijuana somariam $60 milhões em tributação estadual.