MARK CANHA: UM LUSO-AMERICANO NA EQUIPA DE BEISEBOL DOS “NEW YORK METS”

Por HENRIQUE MANO | News Editor

Em Novembro do ano passado, o luso-americano Mark David Canha, de 33 anos, era notícia em toda a imprensa desportiva norte-americana: o jogador, natural de San José, na Califórnia, assinava contrato de dois anos (com opção de chegar até 2024) e 26,5 milhões de dólares para integrar a equipa da MLB “New York Mets”.

Os “New York Mets” anucniaram assim a contratação do luso-americano Mark Canha

A transferência implicava mudar-se para a Costa Leste e fazer carreira numa equipa emblemática de beisebol, onde veste a camisola 19. “Estava preparado para dar o passo para um grande palco e Nova Iorque representa isso mesmo”, explicou, na altura, o “outfielder” e “first baseman” Canha, que o “general manager” dos “Mets” descreve como sendo “extremamente versátil” e comparável a Juan Soto, Bryce Harper, Mookie Betts e Christian Yelich. Antes de chegar a Nova Iorque, Mark Canha passou pelos “Marlins” da Flórida, que o “descobriram” em 2010, e pelos “Athletics” de Oakland, CA.

Enquanto faz uma trajectória brilhante nos lucrativos estádios de beisebol, Mark Canha não se coíbe de assumir as suas origens portuguesas, referidas em todas as suas biografias.

“Tecnicamente diz-se KHAN-YA”, explicou a estrela dos “New York Mets”, quando indagado pelo locutor David Cone, da ESPN, “acrescentando ainda: “É um nome português, o NH pronuncia-se como o eñe em espanhol.”

A sua história de vida é esta:

⚾️Nasceu a 15 de Fevereiro de 1989 na cidade de San José, na Califórnia – um terreno fértil em presença portuguesa.

⚾️É o único filho do casal David e Elaine Canha, sendo as suas ligações a Portugal por via da Madeira. O próprio Mark Canha revelou numa entrevista à ESPN ser “quarta geração de portugueses.”

⚾️O pai trabalha como gerente de vendas para uma empresa em Silicon Valley e a mãe formou-se em 1978 pelaSanta Clara University.

Em Novembro do ano passado, o luso-americano Mark David Canha, de 33 anos, era notícia em toda a imprensa desportiva norte-americana: o jogador, natural de San José, na Califórnia, assinava contrato de dois anos (com opção de chegar até 2024) e 26,5 milhões de dólares para integrar a equipa da MLB “New York Mets”

⚾️Mark Canha frerquentou o liceu Bellarmine College Preparatory, em San José, CA, matriculando-se a seguir na University of California, Berkeley, onde jogou para os “Golden Bears”.

⚾️Numa entrevista à ESPN, em Julho deste ano [ver aqui: https://sny.tv/articles/mets-mark-canha-how-to-pronunciation-last-name], durante um desafio frente aos “San Diego Padres”, o jogador surpreendeu o mundo do desporto ao fazer questão de explicar a correcta pronúncia do seu apelido.

⚾️“Tecnicamente diz-se KHAN-YA”, explicou a estrela dos “New York Mets”, quando indagado pelo locutor David Cone, da ESPN, “acrescentando ainda: “É um nome português, o NH pronuncia-se como o eñe em espanhol.”

⚾️A revelação foi feita durante a participação de Mark Canha no segmento “Mic’d Up”, da ESPN, em que um jogador da MLB transporta consigo um microfone durante um jogo e vai respondendo a perguntas de jornalistas.

⚾️Muito antes disso, em 2014, quando entrou para a equipa a tempo inteiro de Oakland, Canha teve o cuidado de publicar um tuíte [https://twitter.com/outtadapakmark/status/545451696067858432] onde pedia aos jornalistas que pronunciassem o seu apelido de forma correcta, “à portuguesa.”

⚾️Mark Canha está casado com a arquitecta Marci, também natural de San José, CA, de quem tem dois filhos menores.

⚾️O jogador assume-se um bom garfo e gosta de dar a volta ao mundo através dos sabores, o que se percebe ao seguir o mural na sua conta de Instagram [https://www.instagram.com/bigleaguefoodie/].