MARY CARVALHO
Maria Carvalho, de 90 anos, faleceu na terça-feira passada, 7 de Junho, no Jersey Shore University Medical Center, em Neptune, NJ.
Maria Carvalho nasceu a 18 de Outubro de 1931 e é filha do casal António Marques de Oliveira e Albertina Moreira de Oliveira, de Valongo, Portugal.
Emigrou para os Estados Unidos em 1933, tendo-se estabelecido em Philadelphia, PA. Mudou-se, depois, para Elizabeth, NJ, em 1935, onde fez o liceu no Batton High School em 1949.
De seguida, frequentou a Drake Business School, onde se licenciou em 1950.
Saída da universidade, começou por trabalhar na Singer Company, em Elizabeth, onde aperfeiçoou os seus conhecimentos como secretária.
Poucos anos depois, em 1955, assumiu uma posição de gestão na Al Correia Agency/Speedway Travel, em Elizabeth, onde permaneceu empregada e acabou por se tornar proprietária.
Maria Carvalho tirou a licença de venda de propriedades (“real state”) em 1974 e, em 1991, obteve a licença de correctora de imóveis na New Jersey Brokers Realtor.
Sempre orgulhosa de ser luso-americana, Mary envolveu-se desde cedo com a comunidade portuguesa, nomeadamente o Elizabeth Portuguese Youth e o Portuguese Instructive Social Club (PISC), e foi líder da claque da equipa de basquetebol do Elizabeth Portuguese Basketball entre 1948 e 1949, onde conheceu o futuro marido, Amadeu L. Carvalho, então com 70 anos.
Foi comungante da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth, e esteve envolvida, durante muitos anos, na ajuda aos emigrantes portugueses a obter a residência e depois a cidadania americana.
O seu coração e a sua porta estiveram sempre abertos para ajudar e aconselhar quem precisou.
Maria faleceu depois do marido. Sobreviveram-lhe dois filhos, Ronald J. Carvalho e Patricia, residentes em Ocean Township, NJ, e Gary A. Carvalho esposa Maria Helena, residentes em Holmdel, NJ, e ainda duas netas, Maria Rosa Carvalho e Carolina Albertina Carvalho.
O funeral realizou-se na sexta-feira passada, 10 de Junho, para o Entombment St. Gertrude Cemetery, em Colonia, NJ, após missa de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth, NJ.