Mega centro de vacinas em Newark vai administrar até 6,000 vacinas por dia
A Agência Federal de Administração de Emergências (FEMA) começou a operar um centro de vacinação em Newark capaz de administrar 42.000 vacinas COVID por semana. O anúncio foi feito pelo governador Phil Murphy na passada sexta-feira. O centro vai ser inaugurado oficialmente, hoje quarta-feira.
Newark foi uma das primeiras cidades escolhidas para o novo programa da FEMA, para a abertura dum local de vacina com apoio federal no campus do New Jersey Institute of Technology (NJIT) mais propriamente no “The Naimoli Family Athletic and Recreational Facility”.
O site do NJIT terá a capacidade de administrar até 6.000 doses por dia, sete dias por semana, referiram as autoridades. As vacinas são fornecidas diretamente pelo governo federal, acima e além das alocações regulares ao estado.
O objetivo é ir ao encontro das necessidades de vacina em algumas das áreas mais vulneráveis do país. Os locais foram escolhidos com base em factores que incluem o “índice de vulnerabilidade social” dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, dados do Censo dos EUA e contribuições de parceiros locais e estaduais.
Newark está entre as cidades mais afetadas pelo vírus. Até sexta-feira, a cidade registou 33.942 casos cumulativos de COVID-19 – quase metade de todo o total no condado de Essex.
Outros locais anunciados recentemente para os novos sites da FEMA incluem Boston, Massachusetts e Norfolk, Virgínia.
“A NJIT está a trabalhar afincadamente para o lançamento desta importante iniciativa na quarta-feira, 31 de Março”, afirmou a Universidade num comunicado à imprensa.
Os administradores disseram que ainda não se sabe por quanto tempo o centro estará operacional, mas eles esperam que funcione por “pelo menos dois a três meses”.
“A NJIT tem muito orgulho de fazer parte desse esforço e agradece ao presidente Joe Biden, ao governador Phil Murphy e às agências federais e estaduais que estão a colaborar para tornar isso possível e colocar este centro em funcionamento rapidamente”, disseram os administradores.
Funcionários do NJIT disseram que a localização do centro foi escolhida para minimizar o impacto potencial, mantendo o tráfego de pedestres próximo ao perímetro do campus.
A universidade também está a ultimar procedimentos e regras concebidos para evitar que as operações do centro de vacinação “invadam a maior parte do nosso campus ou perturbem significativamente a vida diária da Universidade”, disseram os administradores.
O centro será apoiado pelo governo federal, em parceria com o New Jersey Office of Emergency Management, o New Jersey Department of Health, o condado de Essex e a cidade de Newark.
Para obter mais informações sobre elegibilidade, locais e marcar as vacinas visite: https://covid19.nj.gov/vaccine.