MELHORES DO ANO DA IFFHS: Bruno Fernandes, Diogo Costa, Fernando Santos, Paulo Bento, Mourinho e Abel Ferreira candidatos
Bruno Fernandes, médio do Manchester United, é um dos 20 nomeados para o prémio de melhor jogador do ano, atribuído pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
O internacional português de 28 anos conta com a concorrência de jogadores como Kylian Mbappé, Karim Benzema e Lionel Messi na corrida pelo galardão, conquistado por Robert Lewandowski (também nomeado) nos últimos dois anos.
Recorde-se que Bruno Fernandes destacou-se no Mundial, ao serviço da selecção nacional, com dois golos e três assistências, além dos números alcançados com a camisola do emblema de Old Trafford durante o ano de 2022.
De referir ainda que, juntamente com Bernardo Silva, Bruno Fernandes está na corrida pelo prémio de melhor ‘playmaker’ do mundo, prémio conquistado por Kevin de Bruyne nos últimos dois anos.
Por sua vez, Diogo Costa é um dos candidatos a vencer o prémio de Melhor Guarda-Redes.
O titular das redes do FC Porto e da selecção nacional é um dos 25 nomes na lista anunciada pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
O destaque nesta lista vai, em primeiro lugar, para a ausência do italiano Gianluigi Donnarumma, vencedor do prémio no ano passado, e também para a inclusão do japonês Shuichi Gonda, guardião que já passou pelo Portimonense, e que representa agora o Shimizu S-Pulse.
Nos seleccionadores, os nomes de Fernando Santos e Paulo Bento encontram-se na lista de candidatos ao prémio.
Os dois treinadores portugueses contam a concorrência de seleccionadores como Lionel Scaloni (Argentina) e Didier Deschamps (França), finalistas do Mundial do Qatar, vencido pela selecção sul-americana.
De referir que Fernando Santos e Paulo Bento abandonaram os cargos de seleccionador de Portugal e Coreia do Sul, respectivamente, com a curiosidade de se terem defrontado na última jornada do grupo H do Mundial.
Recorde-se que, nesse jogo, já com Portugal apurado para os ‘oitavos’, a Coreia do Sul acabou por triunfar por 2-1.
Roberto Mancini, seleccionador que orientou a Itália até à conquista do Euro’2020, foi o vencedor do prémio referente ao ano de 2021.
Por último, José Mourinho e Abel Ferreira estão entre os candidatos ao prémio de melhor treinador do mundo.
A lista foi divulgada pela Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS) e é composta por quinze técnicos do futebol internacional, e onde constam os nomes dos técnicos da Roma e do Palmeiras.
Abel Ferreira conquistou com a equipa brasileira o campeonato paulista, o ‘Brasileirão’ e ainda a Taça sul-americana.
É o segundo ano consecutivo em que o treinador do ‘verdão’ está na lista de candidatos a melhor treinador de 2022.
Já José Mourinho conquistou este prémio em quatro ocasiões: 2004, 2005 e 2010 e 2012.
O técnico da Roma levou o emblema italiano à conquista da primeira edição da Liga Conferência.
No ano passado o galardão foi para Thomas Tuchel que, este ano, não consta na lista de candidatos.