MENINO LUTA CONTRA CANCRO SANGUÍNEO: Almoço beneficente na Casa do Ribatejo
No domingo, 19 de Março, à 1:00 pm, será realizado na sede do clube Casa do Ribatejo, na 156 Rome St., no bairro do Ironbound, Newark, NJ, um almoço beneficente em prol de Marciano Rosa, de 9 anos, que luta contra a leucemia. O evento é organizado pela cozinheira portuguesa Elsa, sobrevivente de cancro de mama e que trabalha na Casa do Ribatejo, e sua amiga Vera. Toda a verba arrecadada será destinada à família de Marciano Rosa.
“É fundamental que o maior número de pessoas participe, pois eu já passei por isso e recebi ajuda, portanto, tenho cons- ciência dessa importância”, disse Elsa à equipa de reportagem do Luso-Americano, na quarta- feira (25).
A animação ficará por conta do DJ Scalabis & MC Susana. Os ingressos custam $60 adultos e $30 crianças. Aceitam-se doações de sobremesas.
Marciano e sua família residem em Union, NJ, e ele cursava o 3º. ano na Washington School quando foi diagnosticado, em 7 de Novembro de 2022, com Leucemia tipo ALL T-Cell Lymphoblastic.
Atualmente, os pais do menino revezam-se no Roger’s Cancer Institute of New Jersey, em New Brunswick, NJ, onde ele está sendo submetido a tratamento quimioterápico, e a cuidar de Valentina, de 3 anos, irmã caçula de Marciano.
Antes da doença, ele praticava vários esportes; corria durante a primavera com a equipe do Garden State Track Club e jogava futebol na primavera e outono no Union Soccer League.
Leucemia é o cancro que tem origem na medula óssea, onde são produzidas as células do sangue. Da medula, células leucêmicas atingem o sangue e, a partir dele, infiltram os gânglios linfáticos, o baço, o fígado, o sistema nervoso central, os testículos e outros órgãos. Outras neoplasias malignas da infância, como neuroblastomas, linfomas e sarcomas, têm origem em outros órgãos e podem ter metástases para a medula, mas não são leucemias.
Nas crianças, a medula ativa é encontrada em praticamente todos os ossos, enquanto nos adolescentes ela é encontrada principalmente nos ossos planos ou chatos (crânio, omoplatas, costelas, esterno e pelve) e nas vértebras.
Quando uma criança desenvolve leucemia, essas células se tornam anormais, não realizam suas funções e se multiplicam rapidamente, tomando o lugar das células saudáveis na medula e no sangue.
Mais informações sobre a campanha beneficente e reservas de ingressos podem ser obtidas através dos tel.: (201) 834-4550, Elsa, e (973) 432-2519, Vera.