Mercado Medieval de Óbidos visitado por 150 mil pessoas em 11 dias
Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19, a Feira Medieval voltou a realizar-se na vila de Óbidos, no distrito de Leiria, numa edição que retomou o formato de abertura continua e que recebeu, entre os dias 21 e 31 de Julho, cerca de 150 mil visitantes, registando uma subida de 50 mil pessoas relativamente à edição de 2019.
O evento contou este ano com uma parceria com a associação Ofícios com História e a curadoria de Edgar Silva que, contribuiu consideravelmente na componente de valorização e recriação histórica do evento.
Registou-se uma grande participação das colectividades do concelho, que asseguraram as famosas tabernas e que, mais uma vez, foram essenciais para o sucesso do evento, onde foi notório um envolvimento mui-to considerável das pessoas.
Cerca de mil voluntários marcaram presença no evento, teve como tema “Festas, Romarias e Peregrinações”, com grande enfoque o casamento entre D. Afonso e Dona Urraca de Castela, que recebeu, como dote, a valiosa vila de Óbidos, dando início à “Casa das Rainhas”.
O programa de animação movimentou doze grupos de música, dez grupos de teatro, seis grupos de dança, quatro grupos de artes circenses, três acampamentos (militar, civil e religioso), 20 mestres e ofícios, uma granja com mais de 20 animais e uma equipa de 50 animadores de rua que, oriundos de vários pontos do país participaram numa residência artística promovida pela organização e coordenada pela Ofícios com História, entidade formadora e curadora desta edição.
O Mercado Medieval de Óbidos teve a sua primeira edição em 2002 e é organizado pela empresa municipal Óbidos Criativa.