Metrobus do Porto liga Casa da Música à rotunda da Anémona em apenas 17 minutos

O serviço do metrobus do Porto, apresentado esta 2ª feira , ligará a Casa da Música à Praça do Império em 12 minutos e à rotunda da Anémona em 17, estando o final das obras previsto para Junho de 2024.

Na cerimónia de apresentação, na Casa da Música, da empreitada que arranca esta semana, estiveram presentes o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, e da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

O metrobus é um serviço de autocarros a hidrogénio que circulará em canal dedicado na Avenida da Boavista e em conjunto com o restante tráfego na Marechal Gomes da Costa, sendo um projecto de 66 mil-hões de euros totalmente financiado a fundo perdido pelo Plano de Re-cuperação e Resiliência.

Tiago Braga disse que o alargamento do ‘metrobus’ à Anémona em Matosinhos, vai representar “um aumento de cerca de 10 mil validações médias diárias anuais” face ao projecto original, que previa apenas ligação ao Império.

O objectivo da Metro do Porto será garantir, “nomeadamente na Avenida da Boavista, que haja sempre duas faixas de rodagem em cada sentido” ao longo do processo construtivo.

Entre as principais novidades face ao que já tinha sido apresentado noutras ocasiões está a introdução de uma microrrotunda em frente à Casa da Música, necessária para que o autocarro a hidrogénio do metrobus faça a mudança de sentido em 30 segundos.

Quanto às obras, afirmou que as pessoas “têm de compreender que, da mesma maneira que as obras da Linha Rosa causam constangimentos”, as do Metrobus também irão causar.