Milhares de turistas rumam a Tavira na Semana Santa para visitar igrejas
Milhares de turistas rumam todos os anos na Semana Santa a Tavira, a cidade com mais igrejas no Algarve, na sua maioria espanhóis, que aproveitam para visitar os vários templos desta antiga povoação situada nas margens do rio Gilão.
Ao todo, a cidade de Tavira tem 21 igrejas, número que se explica pelas diversas ordens religiosas que ali se foram instalando, sendo que 14 são da responsabilidade da Paróquia de Tavira, havendo ainda outras património da Santa Casa da Misericórdia, da autarquia e ainda de irmandades e ordens terceiras.
Na pequena Igreja da Misericórdia, conhecida pelos seus painéis de azulejos, um casal escandinavo conta como se sente impressionado com a fé dos povos do sul da Europa, em nada comparável ao que acontece nos países nórdicos, e como se têm sentido tocados pelas manifestações religiosas a que têm assistido.
Nascida e criada na Islândia, mas a viver na Suécia, Sigrún Proppé relata que apesar de os rituais católicos no seu país de origem serem os mesmos, lá é tudo muito mais simples, descrevendo as procissões a que assistiu no sul de Espanha e no Algarve como algo incrível.
“Isso é algo que realmente gosto aqui, porque a religião é ter alguma coisa em que acreditar, é para ter fé em algo. E eu consigo ver a fé das pessoas, quando elas andam nas procissões. É um teatro, é um cenário, mas as pessoas dão a sua alma neste cenário e isso é algo que eu realmente adoro”, relatou.
Recém-chegado de Málaga, no sul de Espanha, com a mulher, onde assistiram a procissões antes de visitar Tavira, também o sueco Ronnie Klingberg se confessou extasiado: “Dos mais jovens aos mais velhos, veem-se gerações completas, famílias inteiras a participar. É incrível, muito interessante”.