MINEOLA, NY | Fechar portas loja de animais que esteve em mãos portuguesas durante 37 anos
“Anunciamos de coração pesado que vamos encerrar portas”.
É assim que começa uma carta afixada à entrada da ‘For Birds Only/Pet Lovers USA’, no 176 da movimentada Jericho Turnpike, em Mineola, NY, dirigida à sua clientela – dando a conhecer a decisão dos proprietários de porem fim a uma presença de 37 anos em Long Island.
João e Idalina Ferreira, imigrantes de Fornos de Algodres (Beira Alta) que se fixaram no estado de Nova Iorque no início da década de 70, montaram o negócio “para partilharmos com a comunidade o nosso amor pelos animais”, explica o proprietário, em declarações ao jornal LUSO-AMERI- CANO. “Uma paixão que se tornou também durante cerca de quatro décadas a nossa forma de vida e subsistência”.
Os Ferreira não apenas fizeram chegar centenas de animais de estimação a lares de muitas famílias portuguesas e americanas, como se tornaram nos especialistas a ver para os seus cuidados básicos e compra de alimentos, brinquedos e outros.
A ‘For Birds Only/Pet Lovers USA’, que agora espera esvaziar as suas prateleiras de produtos até ao final do mês, já poucos animais tem para venda – “uns piriquitos e uns canários”, diz João Ferreira, queixando-se: “Esta situação da pandemia também não ajuda, as pessoas estão a encomendar tudo online”.
A ‘For Birds Only/Pet Lovers USA’ foi resistindo às novas tendências do consumidor, à expansão da internet, às grandes superfícies do sector e até ao afastamento de Idalina, há cerca de um ano, por questões do foro pessoal. Mas a pandemia do novo coronavírus parece ter vencido a guerra… Papagaios há só um – “mas vai para minha casa”, avisa João Ferreira.