MINEOLA, NY: Grande parada do Dia de Portugal será a 8 de Junho (domingo)
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
A NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Conference) vai realizar a 11.ª edição da Parada Anual do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas do município de Mineola – em Long Island – a 8 de Junho, um domingo.
A concentração das dezenas de grupos participantes far-se-á às 10:00 horas da manhã na Jackson Avenue, atrás do liceu Chaminade High School, com a parada a arrancar às onze horas, em frente ao Mineola Portuguese Center.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Faça sol ou faça chuva, a parada do Dia de Portugal em Mineola, NY sai sempre à rua…

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Juventude luso-americana na parada do Dia de Portugal em Mineola, NY

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Carro alegórico a parada do Dia de Portugal em Mineola, NY
O cortejo de portugalidade percorrerá a Jericho Turnpike (que, nessa semana, terá a placa de ‘Portugal Boulevard’) até à Roslyn Road, avançando depois no sentido sul para a Westbury Avenue, virando a leste para a Union Street e terminando, como já é hábito, no Wilson Park.
A rota total da parada percorrerá 1,5 milhas.
Nesse local, para além de uma breve cerimónia com discursos num palanque Ali instalado, haverá arraial no já citado parque, a cargo do Mineola Portuguese Center, com venda de comes-e-bebes, música e diversão.
Os grupos ou clubes e associações interessados em participar na parada de Mineola, deverão contratar a NYPALC até dia 18 de Maio corrente.
A NYPALC incentiva mesmo “todos os envolvidos em clubes e organizações a divulgar o evento e a participar das festividades”. E adianta: “existem várias formas de participar, como criar um carro alegórico, caminhar ou dirigir com a faixa do seu clube, dançar com o seu rancho ou participar com um carro alegórico de negócios. Este é um evento aberto a todos, e gostaríamos de ver seu grupo representado!”
A ordem dos carros alegóricos na parada, avança ainda a NYPALC, “será determinada na reunião de dia 18 de Maio no Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque”.