MINEOLA, NY. Júlio Dinis chega aos 50 anos com vontade de continuar a ensinar português

Por HENRIQUE MANO | News Editor • Colaboração: RODRIGO CERQUEIRA

Há cinco décadas que a Escola ‘Júlio Dinis’, de Long Island, com o esforço de muitos voluntários, se dedica ao ensino da língua e cultura portuguesas no município de Mineola, a  cerca de meia hora do centro de Nova Iorque. Para assinalar a data, os seus responsáveis levam a cabo uma gala alusiva à efeméride no dia 9 do próximo mês de Novembro – a decorrer no salão nobre da Portuguese Heritage Society (vulgo ‘Lusitano’).

A informação foi avançada ao jornal LUSO-AMERICANO pela sua directora, Cina Agostinho Palumbo.

A instituição funciona numa unidade pública de ensino do sistema escolar de Mineola – a Jackson Avenue School, a quem aluga salas de aulas desde há 12 anos.

“Envolvi-me na escola porque a minha filha tinha-se juntado à ‘Júlio Dinis’ e porque acreditava que se poderia aumentar o número de alunos”, afirma Palumbo, que anteriormente fora secretária.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A Presidente da direcção da Escola ‘Júlio Dinis’, Cina Agostinho Palumbo

Desde então, invariavelmente, a ‘Júlio Dinis’ tem tido uma afluência de “35 a 45 alunos, por vezes mais”, a frequentar aulas do nível A1 ao B1.

“Os nossos alunos são todos de origem lusa e o seu grande interesse é aprender a língua e a cultura dos pais e avós”, nota a directora escolar. “Temos incluindo uma jovem de 16 anos que pretende ir para a universidade em Portugal e que, por isso, está connosco”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A Presidente da direcção da Escola ‘Júlio Dinis’, Cina Agostinho Palumbo, e a secretária Jenny Alves Caldas

Os filhos são, por outro lado, um elo forte de ligação entre a comunidade e a escola; a própria Palumbo, que nasceu em Mineola com raízes em Mangualde e Guarda, já lá teve duas filhas “porque acho que é importante que conheçam a História de Portugal e saibam mais um idioma, até para a entrada no mercado de trabalho faz toda a diferença”.

E acrescenta: “o meu pai sempre me dizia que o saber não ocupa lugar”.

A secretária Jenny Alves Caldas, com raízes em Coimbra e Oliveira de Azeméis, tem uma filha de 11 anos na escola e nota: “é bom saber que eles podem comunicar-se com a família na sua língua materna. É por isso que fazemos este grande esforço para manter a escola”.

A ‘Júlio Dinis’ é uma escola independente e não está ligada a nenhuma instituição. As propinas e as muitas acções de angariação de fundos servem para colmatar as despesas várias ligadas ao seu funcionamento.

Graças a voluntários como Caldas, o sector empresarial local dá a mão, tal como o Camões, I.P., por via do coordenador-adjunto José Carlos Adão.

“Gostaríamos de ver mais pessoas nos nossos eventos, a participar com mais vigor na vida da escola”, diz Jenny Caldas.

Para mais informações e matrículas, é favor ligar para Cina Agostinho Palumbo pelo (516) 790-7068 ou enviar email para: [email protected].

HISTORIAL | Escola Portuguesa Júlio Dinis

• Surge no início de 1974, por iniciativa do luso-americano Leroy Barroca e Vicêncio Viegas e coloca-o ao corrente das suas ideias, Imediatamente, Vicêncio Viegas.

• Juntos traçaram os planos para a fundação de uma escola em Mineola que pudesse servir também as povoaçoes limítrofes.

• Ao fim de alguns meses de planeamento e esforços, e tendo encontrando um professor com habilitações próprias, a escola começou a funcionar em Outubro de 1974 nas instalações de uma escola primária de Mineola chamada Hampton Street.

• Atribuem-lhe o nome do grande escritor português Júlio Dinis, ao mesmo tempo que José Fernandes era convidado a colaborar na secção administrativa como secretário.

• Depois, em 1979, a Escola Júlio Dinis começou a funcionar nas instalações do Clube Português de Mineola. As aulas de ensino continuaram aí durante muitos anos.

• Em Setembro de 2012, a fim de dar aos alunos uma melhor educação com mais oportunidades de aprendizagem, muda novamente de instalações. Desta vez para a escola primária Jackson Avenue School.

[ DIRECÇÃO ]

Presidente: Cina Agostinho Palumbo

Vice-Presidente: Janice Saraiva Buonaspina

Vice-Presidente: José Freitas

Secretária: Jenny Alves Caldas

Coordenadoras de redes sociais: Gabriella Palumbo e Michelle Rodrigues

Vogais: Neide Eira e Pauline Saraiva

CORPO DOCENTE

Professora Emily DeSousa

Professora Isabelle Airoso-Gardner

Professora Rita Freitas

Professora Odete Pereira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *