MINEOLA, NY: Parada do Dia de Portugal, a primeira com Paulo Pereira como mayor
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A comunidade portuguesa de Long Island, após um período de ausência formada imposto pela pandemia, voltou a realizar a sua parada anual alusiva ao 10 de Junho. O grandioso evento decorreu dia 12, domingo, no município de Mineola, tendo o seu mayor português como anfitrião.
Ao longo do cortejo, que percorreu a principal artéria da região – Jericho Turnpike, transformada temporariamente em Portugal Boulevard, foram várias as organizações que exibiram orgulhosamente as cores de Portugal, neste evento com organização a cargo da NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Council).
Quarteirão após quarteirão, o folclore, a música, a gastronomia, o desporto e o associativismo deram as mãos numa clara demonstração não apenas de que Portugal está vivo no Estado Império, mas de que a comunidade está coesa e alisada em divulgar e preservar tradições.
Ao mayor Pereira, juntaram-se a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, a senadora estadual Anna Kaplan, o legislador do condado Richard Nicolello, a supervisora do município de Hempstead do Norte, Jennifer DeSena, o supervisor Tony Gonçalves, de Lewisboro (Westchester), o vereador Dennis Walsh, o candidato a senador estadual Jack Martins, o candidato a congressista George Santos, vários vereadores locais e outras entidades.
À NYPALC teve presente o grosso da sua direcção, incluindo a presidente Rosa Leal e o presidente emérito Tony Castro.
As comemorações prolongaram-se ao longo da tarde no Wilson Park, onde decorria o carnaval do Mineola Portuguese Center, com muita animação.
Apesar da chuva que afectou o início da parada, o evento fez-se com o habitual brilho e orgulho pela bandeira e pela pátria que se deixou para trás.