MINEOLA, NY. Pe. Tomaz Gomide Grand Marshal da parada do Dia de Portugal

Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

A NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Council) anunciou a semana passada o Grand Marshal da parada alusiva ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades – a decorrer a 9 de Junho (domingo) no município de Mineola, em Long Island.

Segundo confirmou a Presidente da organização, Crystal Fernandes, ao jornal LUSO-AMERICANO, a faixa de Grand Marshal será envergada pelo padre Tomaz Gomide, da Igreja de Corpus Christi, de Mineola.

Foto: CNS photo/Gregory A. Shemitz, Long Island Catholic | O Pe. Tomaz Gomide em 2008 na condução de uma missa

A parada vai percorrer vários quarteirões da Jericho Turnpike, a partir das 11:00 horas da manhã, em direcção ao Wilson Park, onde ficará instalada a palanque com as autoridades e onde os festejos prosseguirão tarde dentro.

Espera-se que a parada de Mineola seja abrilhantada ainda pelo Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

Tomaz Gomide nasceu em São Paulo, no Brasil, e foi ordenado padre a 6 de Março de 1971, naquela metrópole; seguiria posteriormente para Roma (Itália), onde estudaria Direito Canónico ao longo de dois anos. Em Junho de 1975, é colocado numa paróquia do bairro nova-iorquino de Brooklyn; um ano depois, passa a estar afecto à Diocese de Rockville, em Long Island, passando a exercer junto da Igreja de Corpus Christi.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Pe. Gomide é uma figura assídua na vida comunitária em Long island

Apesar de se ter reformado há 8 anos, o padre Tomaz Gomide mantém-se activo a servir a comunidade luso-americana de Long Island – uma vez que ainda dá missas em português, inglês e espanhol tanto em Mineola, como na Igreja da Ressurreição, em Farmingville (no vizinho condado de Suffpolk).

“Nunca tive tanto trabalho como agora”, admite o reverendo, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.

A NYPALC reconhece assim este líder espiritual da comunidade portuguesa que, ao longo de décadas, se tornou uma figura presente junto de milhares de famílias.