MINEOLA TEM AGORA O 1.º CHEFE PORTUGUÊS DE UMA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS NO ESTADO DE NOVA IORQUE

Por HENRIQUE MANO | Mineola, NY

O emigrante minhoto Domingos (Pepe) Magalhães, de 39 anos, tornou-se segunda-feira no 1.º chefe de uma corporação de bombeiros no estado de Nova Iorque nascido em Portugal. Oriundo da antiga freguesia minhota de Sandiães, concelho de Ponte Lima, tinha 5 anos quando os pais – José e Amélia Magalhães – se fixaram em Long Island, fazendo agora história ao tornar-se também no primeiro português em 138 anos de história a assumir o comando dos Bombeiros de Mineola, com 180 elementos.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O novo chefe dos Bombeiros de Mineola, NY recebe o seu novo capacete após ter tomado posse do cargo

“A nossa corporação de bombeiros, fundada em 1885, é anterior ao próprio município de Mineola, que só surge em 1906, com um longo historial de serviço à comunidade”, afirma o Presidente da Câmara de Mineola, o também português Paulo Pereira, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Assim, ver um português chegar a este cargo é um orgulho para qualquer membro da comunidade luso-americana. O Domingos Magalhães já tem carreira de quase 20 anos e está pronto a enfrentar este novo desafio e liderar um numeroso grupo de soldados da paz”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da nova sede dos Bombeiros de Mineola, NY, onde decorreu a cerimónia

O autarca faz questão de lembrar a natureza de voluntariado da corporação: “todos os seus elementos não recebem qualquer remuneração e respondem a dezenas de ocorrências, dia e noite, sob todas as condições atmosféricas, para nos salvaguardar; depois disso, ainda têm de seguir a sua própria vida e dar assistência às suas famílias er cumprir obrigações profissionais. Tenho muito orgulho de todos eles”.

O novo chefe começou a apagar fogos aos 21 anos; depressa subiria a 2.º tenente, capitão e por aí em diante. “Não deixa de ser uma grande responsabilidade e vou procurar fazer o meu melhor”, sublinha Domingos Magalhães, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “Pretendo seguir a liderança de todos os outros que me antecederam neste cargo. À comunidade em geral, queria pedir: se tiverem tempo, juntem-se a nós – somos uma irmandade e o que fazemos, para além de ser uma boa causa, também tem muita adrenalina”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O chefe Domingos Magalhães com outros três luso-americanos dos Bombeiros de Mineola: Amadeu Júnior Gonçalves, André Dias e Jack Fernandes

De acordo com o novo chefe, são cerca de 20 os “soldados da paz” de origem portuguesa em Mineola; no grupo de liderança, para além do próprio Magalhães, também o 3.º em comando é luso-descendente, o 2.º chefe adjunto Michael Fernandes, de 27 anos, que também tomou posse no mesmo dia. Natural de Mineola, é filha de pais transmontanos e fez-se bombeiro em 2012.

O “mayor” Paulo Pereira lembra que a adesão dos portugueses ao combate aos incêndios em Mineola começa a manifestar-se “há cerca de 50 anos e, no início, eram uns poucos, mas, nas últimas duas décadas, o número tem crescido e daí a eleição, agora, de dois dos nossos para a cúpula da corporação”.