Ministro Da Economia diz que aposta no turismo pode minimizar impacto da recessão

O ministro da Economia e do Mar, falava no Funchal, no âmbito da cerimónia de tomada de posse da delegação da Madeira da SEDES- Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, na qual foi um dos oradores, sobre o tema central “O papel da Madeira na economia nacional”.

“O turismo é um grande exemplo de que a diversificação pode eventualmente colmatar quebras que possam existir a partir da Alemanha ou do Reino Unido”, disse, destacando o crescimento de 30% registado este ano no número de turistas oriundos dos Estados Unidos.

“Somos um país que pela sua própria História está conectado a todos os continentes do mundo. Se trabalharmos todos estes mercados de uma forma consistente é possível superar, ou pelo menos minimizar, algum desse impacto”, reforçou. Na sua intervenção, António Costa Silva sublinhou a importância das regiões autónomas insulares- Madeira e Açores- no posicionamento de Portugal no mundo, realçando que “o conceito de país arquipelágico muda toda a perspectiva estratégica”.

O ministro considerou que a economia do mar vai “reformatar” o futuro das sociedades face à crise climática e disse ser fundamental o país “olhar para as infraestruturas que foram construídas na Madeira”. “Temos de valorizar esta dimensão marítima”, reforçou.

Já o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, mostrou toda a disponibilidade do executivo regional (PSD/CDS-PP) para colaborar com o Ministério da Economia em diversos projectos, nomeadamente nos relacionados com a transição digital, que considera essenciais para a economia da região, bem como uma “oportunidade histórica” para criar riqueza.