Morgan Freeman é estrela na cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Futebol
Durante uma produção de cerca de meia hora, no Domingo, a nação que é anfitriã do Campeonato do Mundo 2022, o Qatar, deslumbrou com um espectáculo que não é habitual para a abertura do Mundial.
A actuação foi coordenada por Marco Balich, um veterano por exemplo, das cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos. Teve como estrelas o actor Americano Morgan Freeman e o cantor Coreano de K-pop Jungkook. O discurso de Freeman foi um de união e reflecção “o que nos une aqui é muito maior do que aquilo que nos divide. Como é que podemos fazer com que este momento dure mais?”
Parte do seu discurso teve como momento fulcral, estar acompanhado de Ghanim Al Muftah, um gémeo que nasceu com “Caudal Regression Syndrome”, uma doença rara que afeta o desenvolvimento dos membros inferiores. Foi-lhe dado pouca esperança de vida ao nascer mas desafiou a ciência e agora aos 20 anos pode contar com uma nomeação como embaixador do Campeonato do Mundo de Futebol, é ainda um “youtuber” e estuda na Universidade de Loughborough. Este recitou versos do Corão para transmitir a sua mensagem de união e aceitação.
Com uma luva amarela Morgan Freeman estendeu a sua mão a Ghanim Al Muftah e os dois quiseram demonstrar que o entendimento e respeito está ao alcance de todos.