Morreu a ex-primeira-dama dos EUA aos 96 anos

A antiga primeira-dama norte-americana Rosalynn Carter, mulher do presidente Jimmy Carter, morreu no passado domingo aos 96 anos, após meses de deterioração do seu estado de saúde. Sofria de demência e, no sábado, o Centro Carter tinha informado que estava a receber cuidados paliativos em casa.

Jimmy Carter, que esteve na Casa Branca entre 1977 e 1981 e recebeu o Nobel da Paz em 2002, tem 99 anos e está também desde Fevereiro a receber cuidados em casa, após várias passagens pelo hospital. A sua mulher, com quem casou em 1946, era uma das suas mais próximas conselheiras, tendo inclusivamente lugar nas reuniões da Administração e representado o marido em viagens no estrangeiro. “A Rosalynn foi a minha parceira por igual em tudo o que alguma vez alcancei”, disse o ex- presidente, citado numa nota da Fundação Carter. “Deu-me orientação sábia e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn existiu, sempre soube que alguém me amava e me apoiava.”

Foi com Rosalynn Carter que foi criado oficialmente o Gabinete da Primeira Dama, tendo alguns chegado a chamá-la de “copresidente”, segundo a agência Associated Press. O casal teve quatro filhos durante o período em que estiveram casados.