MORREU AOS 99 ANOS O SÓCIO MAIS ANTIGO DO CLUBE PORTUGUÊS DE ELIZABETH, NJ
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Faleceu dia 6 de Agosto o associado mais antigo do Portuguese Instructive Social Club (PISC) de Elizabeth, no estado de Jersey. O desaparecimento de Edward Almeida, aos 99 anos, acontece sete meses antes do centenário do PISC e dois meses antes do seu próprio centenário (nasceu a 1 de Outubro de 1921). Morreu na sua casa em Elizabeth.
Apesar de ter nascido em Elizabeth, “o meu pai tinha meses quando os meus avós regressaram a Portugal, tendo então vivido em Lajeosa do Mondego” – um município da freguesia de Celorico da Beira, adiantou ao jornal LUSO-AMERICANA a filha Aida Almeida Barbier. Edward Almeida regressaria aos Estados Unidos com cerca de 18 anos, para se alistar no exército.
Acabaria por fazer parte de uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial, D-Day, de invasão pelas tropas americanas da Normandia – que faria pressão sobre o regime nazi.
“Na sua jornada pela Europa, passou por países como Luxemburgo, Bélgica e França e esteve no destacamento americano de infantaria que entrou em Berlim, no final da guerra, depois das tropas soviéticas – o 29th Infantry, de Maryland”, conta o filho mais novo e o único rapaz da prole de 5, também Edward Almeida, de Union, ao LUSO-AMERICANO.
No regresso são e salvo aos Estados Unidos da América, Edward Almeida empregar-se-ia na Singer a fazer máquinas de costura, onde estaria quatro décadas e de onde se reformaria.
“Durante muitos anos não falou na guerra, como aliás era natural nas pessoas da sua geração”, adianta. “Fizeram o que tinham de fazer pela defesa da liberdade e seguiram as suas vidas, dedicando-se à família.”
Para além de associado mais antiga do PISC, Edward Almeida também frequentava a Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Elizabeth. Esteve casado várias décadas com Elizabeth Almeida.
Sob todos os aspectos, a sua vida está ligada ao historial do PISC; afinal, foi casado com Elizabeth Correia Almeida (falecida em 2014), filha de Amadeu Correia, fundador da escola do mesmo nome agregada ao PISC. Os Correia-Almeida contraíram matrimónio em 1948.
Deixou de luto os filhos Edward C. Almeida e a nora Sílvia, de Union; Elena Bexiga e genro José de Colonia; Irene Livres e genro Álvaro, de New Egypt; Gina Holloway e o genro Jim, de Ellicott City, Maryland e Aida Barbier e genro Chris, de Union. Tem ainda uma irmã em Portugal, Virgínia Guerra, tal como 9 netos e 7 bisnetos.
Edward Almeida ficou sepultado no Hollywood Memorial Park, em Union, NJ.
Ainda de acordo com o filho, os Almeida deslocavam-se com frequência a Portugal; a sua última viagem, contudo, foi em 2001 e estavam na terra das origens quando se deram os trágicos acontecimentos de 11 de Setembro.
“O meu pai era um homem com muito orgulho pelas suas duas pátrias, que nunca se queixava de nada nem tratava ninguém mal. E prezava muito a família e os amigos”, diz, a terminar.