Morreu Donald Rumsfeld um dos homens fortes de George W. Bush

Foi através do Twitter que os familiares informaram da morte de Donald Rumsfeld, o antigo secretário da Defesa que trabalhou nas administrações de Gerald Ford, entre 1975 e 1977, e de George W. Bush, entre 2001 e 2006. Tinha 88 anos. Tendo sido o único dirigente a liderar o Pentágono por duas vezes, e o mais novo e o mais velho (à época) no início de cada mandato, deixa um legado controverso, em especial na gestão da resposta aos ataques terroristas do 11 de Setembro, invasão do Iraque e Afeganistão incluídos.

Nascido em Chicago, Rumsfeld iniciou a sua carreira na política como congressista eleito pelo Partido Republicano no Illinois, em 1963. Sete anos depois foi trabalhar para a administração de Richard Nixon, e entre os vários cargos foi conselheiro do presidente. A substituição de Nixon por Gerald Ford levou-o a chefe de gabinete e, mais tarde, a secretário da Defesa.

Sai com Ford da administração e ingressa na actividade privada, onde tem um registo de empresário de sucesso. Durante esse tempo aceitou ser enviado especial de Ronald Reagan para o Médio Oriente. “Um fenómeno especial de Washington: o hábil político-burocrata a tempo inteiro em que a ambição, a capacidade e essência se fundem na perfeição”, retratou certa vez Henry Kissinger.