MUNDIAL 2022: Mbappé foi o melhor marcador
O jovem avançado francês Kylian Mbappé sagrou-se, domingo, melhor marcador da edição 2022 do Mundial de futebol, graças ao ‘hat-trick’ na final com a Argentina, uma ‘consolação’ para a perda do título.
Mbappé ‘resgatou’ duas vezes a França na final, com dois golos so-bre o final dos 90 minutos regulamentares, aos 80 e 81, e outro com o fim do prolongamento à vista, aos 118, mas, depois do 3-3, os gauleses acabaram por tombar nos penáltis (2-4).
Com a ajuda de dois penáltis, o jogador do Paris Saint-Germain superou o argentino Lionel Messi, também jogador do clube gaulês, que se ficou por um ‘bis’ na final, aos 23 minutos, de grande penalidade, e aos 108.
O ’10’ gaulês, sem qualquer tento de penálti, começou com um golo, mais uma assistência, face à Austrália (4-1), e depois ‘bisou’ frente à Dinamarca (2-1), antes de fechar a fase de grupos em ‘branco’, com apenas 27 minutos disputados com a Tunísia (0-1).
Nos ‘oitavos’, somou o segundo ‘bis’ na prova — e ainda nova assistência -, face à Polónia (3-1), para, então, igualar Eusébio e Messi e deixar para trás Cristiano Ronaldo, mas, depois, não facturou ou assistiu frente a Inglaterra (2-1), nos ‘quartos’, e Marrocos (2-0), apesar de ter estado nos dois golos, nas ‘meias’.
Domingo somou três golos e fechou com oito, o melhor registo desde que o brasileiro Ronaldo logrou idêntica marca na edição de 2002, incluindo um ‘bis’ na final com a Alemanha (2-0).
Depois disso, apenas dois jogadores tinham chegado aos seis golos, o colombiano James Rodríguez, em 2014, e o inglês Harry Kane, em 2018.
Em 2006 e 2010, ninguém superou os cinco.
No que respeita ao ‘hat-trick’, foi o segundo em finais, depois do inglês Geoff Hurst, no 4-2 após prolongamento à RFA, em 1966, e também o segundo em 20-22, replicado o do português Gonçalo Ramos à Suíça (6-1, nos oitavos de final).
Mbappé e Messi tinham chegado igualados no primeiro lugar, ambos com cinco golos, contra quatro dos companheiros de equipa Giroud e Álvarez, respectivamente, que domingo ficaram em ‘branco’, partilhando o pódio.
Com os oito golos em 2022, Mbappé, que vai no seu segundo Mundial e conta 14 jogos, passou a somar 12 na história da prova, seguindo no sexto lugar, ao lado do brasileiro Pelé, e a um tento de Messi, que é quarto, ao lado do gaulês Just Fontaine.
O jovem gaulês tem, pelo menos, ainda dois Mundiais para fazer, com 27 e 31 anos, o que significa que está em excelente posição para atacar o recorde de 16 golos do alemão Miroslav Klose.
O brasileiro Ronaldo tem 15 e o também alemão Gerd Müller conta 14.