MUNDIAL 2022: Melhor guarda-redes tem mulher portuguesa
Depois de várias épocas longe da titularidade e dos holofotes, Emiliano Martínez assumiu-se como um dos melhores guarda-redes da Premier League e conquistou a titularidade na selecção argentina.
Campeão mundial, recebeu, domingo, o prémio de melhor guarda-redes da competição.
Ao seu lado, desde 2017, em todas estas conquistas, tem ao seu lado uma mulher portuguesa.
Na conquista argentina deste Campeonato do Mundo há um herói, no mínimo, improvável. Emiliano Martínez, guarda-redes de 30 anos, foi eleito o melhor guardião do torneio, mas há poucos anos estava longe dos lugares de protagonismo, apesar de pisar os principais palcos.
Formado nos argentinos dos Independientes, foi aos 18 anos para Inglaterra, para o Arsenal, clube com que teve contrato durante mais de 10 anos, quase sempre como suplente e outras vezes cedido a outros clubes – o Oxford United, Sheffield Wednesday, Rotherham, Wolverhampton, Getafe e Reading -, onde também nunca conseguiu conquistar a titularidade.
O melhor de Martínez, também conhecido por ‘Dibu’, começou a aparecer em 2019/20, com a chegada de Mikel Arteta ao clube.
O técnico espanhol apostou no guarda-redes argentino oferecendo-lhe a titularidade entre os postes dos Gunners.
Depois de meia temporada de alto nível, o guardião optou por sair do Arsenal e rumar ao Aston Villa, clube que representa há três épocas e onde se tem cimentado como um dos melhores da Premier League na sua posição.
Com as prestações de alto nível naquela que é considerada por muitos a melhor liga do mundo, veio a chamada à selecção da Argentina.