MUNDIAL 2022: Portugal à procura da redenção no Luxemburgo
Portugal tenta hoje fechar a primeira tripla jornada de qualificação para o Mundial2022 de futebol com uma vitória, no Luxemburgo, depois de ter ‘oferecido’ um empate à Sérvia, em Belgrado, para o Grupo A europeu.
A selecção nacional arrancou quarta-feira a qualificação com uma exibição sofrível e um triunfo tangencial sobre o Azerbaijão (1-0), em Turim, e, no sábado, parecia bem lançada para alcançar a segunda vitória no agrupamento, mas acabou por desperdiçar uma vantagem de 2-0 e empatar 2-2 diante dos sérvios.
O conjunto liderado por Fernando Santos divide o topo da classificação com a Sérvia, ambos com quatro pontos, logo seguidos pelo Luxemburgo (três), que no sábado arrebatou uma surpreendente vitória por 1-0 na visita à República da Irlanda.
Em duas partidas realizadas, os irlandeses ainda não pontuaram, tal como o Azerbaijão, que, ainda assim, tem menos um encontro.
Sem Bruno Fernandes, que cumpriu suspensão, após dois amarelos em dois jogos, e com João Moutinho em dúvida, após ter falhado o encontro em Belgrado, por lesão, Portugal tenta capitalizar o evidente favoritismo na Cidade do Luxemburgo, diante de um adversário com o qual se cruzou nas qualificações para os mundiais de 1962, 1990, 2006 e 2014, e para o Euro2020.
Em 17 jogos com os luxemburgueses, a selecção portuguesa venceu 15, empatou um particular, em 1991, e perdeu apenas um duelo, há 60 anos, precisamente no terreno do oponente, na caminhada para o Mundial Chile1962.
O encontro entre Portugal e o Luxemburgo disputa-se hoje na Cidade do Luxemburgo, às 2:45 da tarde na Coisas Este dos EUA.
A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 decorre até 16 de Novembro, sendo que o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se directamente para a fase final.
Já os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs’ de apuramento, juntamente com dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se directamente para a fase final ou para os ‘play-offs’.
Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs’, que serão disputados em Março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial-2022.
O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre Junho e Julho, devido ao calor naquele país nessa altura, com a competição de 2022 a estar prevista entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro.