MUNDIAL 2022: Santos quer ver de perto Palhinha e Nuno Mendes
O seleccionador português de futebol revelou terça-feira que quer ver de perto João Palhinha e Nuno Mendes, que se estreiam nos eleitos da equipa das ‘quinas’ para tripla jornada de apuramento para o Mundial de 2022.
Os atletas do Sporting são as duas estreias absolutas no lote de 25 eleitos da selecção principal, que vai iniciar a qualificação em Março, diante do Azerbaijão, Sérvia e Luxemburgo.
“Na selecção sub-21 é nesse sistema [linha quatro defesas] que actua. Joga a quatro, não joga a cinco [como no Sporting]. Ele [Nuno Mendes] tem sido titular dos sub-21 nesse modelo, vai adaptar-se, é um jogador de qualidade e com características importantes para a equipa. Normalmente, os meus laterais são envolvidos ofensivamente”, começou por justificar Fernando Santos, em conferência de imprensa, após divulgar os eleitos.
Já João Palhinha é um médio com “características próprias”, segundo o seleccionador, e dado que “não um trajecto muito grande” na selecção AA, “é muito importante tê-lo mais perto”.
“O João tem tido uma prestação muito positiva. É um jogador com características próprias, é importante vir neste momento à selecção, porque não tem um trajecto de selecção muito grande e é muito importante tê-lo mais perto, avaliá-lo, em relação ao que a minha equipa pretende”, observou o técnico, lembrando, mais uma vez, que o Sporting “joga num modelo diferente e quer perceber como se comporta no contexto selecção”.
Fernando Santos explicou ainda a ausência das escolhas do melhor marcador da I Liga portuguesa, Pedro Gonçalves (15 golos), do Sporting, que poderia igualmente ter-se estreado, mas foi chamado, na terça-feira, à equipa de sub-21.
“Isto não é para entrosamentos. Vamos disputar o Campeonato do Mundo, temos de pensar nisso. Não são particulares, como no ano passado, com jogos de preparação e observação. Vamos ter uma jornada tripla fundamental, importantíssima, que tem a ver com o Campeonato do Mundo, prova que Portugal nunca venceu e tem como objectivo vencer”, argumentou.
Para Fernando Santos, os três encontros, que serão todos disputados fora de Portugal, “tem carácter decisivo” e, como tal, “não há outro tipo de opções se não aquelas que parecem ser as mais válidas”.
Em relação à última convocatória, em 5 de Novembro de 2020, para os embates com Andorra, França e Croácia, os últimos dois para a Liga das Nações, também são novidades os regressados Cedric (Arsenal), Pepe (FC Porto), Rafa (Benfica) e André Silva (Eintracht Frankfurt).
No sentido inverso, foram excluídos os defesas Nelson Semedo (Wolverhampton), Rúben Semedo (Olympiacos) e Mário Rui (Nápoles), o médio William Carvalho (Betis) e os avançados Paulinho (Sporting) e Trincão (FC Barcelona), este último chamado na segunda-feira por Rui Jorge para o Europeu de sub-21.
A formação das ‘quinas’, que se concentra na segunda-feira, estreia-se no Grupo A de apuramento para o Mundial Qatar2022 em 24 de Março, com a recepção ao Azerbaijão, deslocalizada de Alvalade para Turim, em Itália, por culpa da pandemia da covid-19.
Depois do embate com os azeris, Portugal cumpre fora os outros dois jogos da primeira jornada tripla, defrontando a Sérvia, em Belgrado, em 27 de Março, e o Luxemburgo, na Cidade do Luxemburgo, três dias depois.
Os três jogos começam às 19:45 (em Lisboa).
Para garantir uma oitava participação, e sexta consecutiva, no Mundial, cuja edição de 2022 se realiza entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro, Portugal precisa de vencer o agrupamento, sendo que o segundo classificado jogará um ‘play-off’.