MUNDIAL 2023 DE FUTEBOL FEMININO: ‘Hat-trick’ de Carolina Mendes na goleada a Israel

A selecção portuguesa de futebol feminino goleou ontem Israel (4-0), em Portimão, com ‘hat-trick’ de Carolina Mendes, registando o quarto triunfo seguido no Grupo H da fase de qualificação europeia para o Mundial2023 antes da recepção à Alemanha.

Depois de quase meia hora de muita pressão e oportunidades desperdiçadas, Carolina Mendes desbloqueou o marcador e ‘bisou’ antes do intervalo, com duas assistências de Ana Borges.

Já depois de Diana Gomes (48) ter marcado, a ‘capitã’ portuguesa assinou, à 100.ª internacionalização, o seu terceiro da noite aos 54, selando o resultado desnivelado frente às israelitas, que terminaram a partida reduzidas a dez unidades após o vermelho directo à guardiã Amit Beilin (74).

Portugal, que já tinha ganhado 4-0 em Telavive, subiu, provisoriamente, à liderança do grupo, com 13 pontos, mais um do que a Alemanha, terceira do ‘ranking’ mundial, que hoje recebe a Turquia e na terça-feira defronta as portuguesas no Estádio de São Luís, em Faro.

Com a goleada, Francisco Neto celebrou da melhor forma o jogo 100 no comando da selecção feminina. 

Antes do jogo, o seleccionador recebeu uma camisola a assinalar o ‘centenário’ das mãos de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Em relação à goleada (5-0) obtida em Outubro na Bulgária, registaram-se quatro alterações no ‘onze’ português, com mexidas em todos os sectores, mas mantendo-se o 4-3-3 habitual, num jogo em que era aguardado o ascendente luso.

A vantagem de dois golos ao final da primeira parte foi demasiado curta para o claro domínio de Portugal, sentido desde o apito inicial com pressão alta que não deixava Israel ‘respirar’ e combinações rápidas no ataque que levaram a muito desperdício.