MUNDIAL 2030: Candidatura de Portugal ‘demonstra capacidade’
A candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial-2030 de futebol “demonstrou claramente capacidade para receber com sucesso” o torneio, segundo o relatório de avaliação divulgado sexta-feira pela FIFA.
“Tomando todos os aspectos em consideração, a candidatura demonstrou claramente a capacidade para receber com sucesso o Mundial-2030. Se for bem-sucedida, a FIFA está entusiasmada por trabalhar em conjunto com os anfitriões desde o início, para entregar uma edição memorável e de classe mundial do campeonato do Mundo, um que representa o último num século de torneios – deixando um legado importante e longevo para o futebol e a sua comunidade global”, pode ler-se no relatório.
Segundo o mesmo documento, a candidatura dos três países recebeu uma nota de 4,2 em cinco, por isso “excedendo os requisitos mínimos” para ser seleccionada no Congresso FIFA de 11 de Dezembro, última etapa para a oficialização desta atribuição.
Além do grosso do torneio disputado nestes três países, Argentina, Paraguai e Uruguai acolherão três jogos da fase final, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930, depois de também receberem parecer favorável da FIFA, com uma nota de 3,6.