MUNDIAL 2030: Portugal e Espanha têm concorrência de peso

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram na terça-feira passada a sua candidatura conjunta para sediar o Mundial de 2030, a primeira compartilhada entre quatro países.

As autoridades desses países oficializaram a candidatura no Estádio Centenário, em Montevidéu, onde o Uruguai derrotou a Argentina por 4-2 na final do Mundial de 1930 e se sagrou como o primeiro campeão do mundo.

O desejo de levar o Mundial de volta à América do Sul vem de longa data e começou a ser desenhado entre Uruguai e Argentina. 

Em 2017, antes de um jogo entre as selecções pelas Eliminatórias, Luis Suárez e Lionel Messi posaram juntos com números em suas camisas que formavam 2030, dando o pontapé inicial para uma campanha que depois agregou Chile e Paraguai.

Recorde-se que Espanha e Portugal, em conjunto, são por enquanto a única candidatura rival, após apresentarem a candidatura em Junho de 2021. 

Marrocos, que a princípio iria se unir aos países ibéricos, pode se candidatar sozinho, mas ainda não o fez oficialmente.

O Mundial de 2026 será organizado por Estados Unidos, México e Canadá, a primeira vez com três países em conjunto.