MUNDIAL DE CLUBES: Abel e Jardim disputam título inédito para os lusos

Abel Ferreira, pelo segundo ano consecutivo ao comando dos brasileiros do Palmeiras, e Leonardo Jardim, em estreia pelos sauditas do Al Hilal, podem tornar-se o primeiro treinador português a vencer o Mundial de clubes de futebol.

Nos Emirados Árabes Unidos, de hoje a 12 de Fevereiro, duas equipas comandadas por técnicos lusos estão na corrida à 18.ª edição da prova, juntamente com mais cinco clubes, entre os quais o favorito Chelsea, em representação da Europa.

Os ingleses e os ‘canarinhos’ só entram em acção nas meias-finais, sendo que não sabem ainda que clubes defrontam, tal com o Al Hilal, que tem como possíveis adversários o anfitrião Al Jazira ou o AS Piare, de Taiti, da Polinésia Francesa.

O vencedor do jogo inaugural ou os sauditas jogam, depois, o acesso à final com o Chelsea, enquanto o Palmeiras enfrenta os egípcios do Al-Ahly, no que seria uma reedição do jogo do bronze de 2021, ou os mexicanos do Monterrey.

O ‘verdão’ está no Mundial de clubes na qualidade de detentor da Taça Libertadores, que venceu por duas vezes em 2021, primeiro em Janeiro, na final da edição de 2020 (1-0 ao Santos), e, depois, em Dezembro (2-0 ao Flamengo, após prolongamento).

Por seu lado, o Al Hilal venceu em Novembro do ano passado a final da Liga dos Campeões asiática, numa final com os sul-coreanos do Pohang Steelers (2-0).