MUNDIAL DE CLUBES: Abel Ferreira tenta conquistar primeiro título mundial
Abel Ferreira, em festa pela conquista da Taça Libertadores, pode tornar-se dentro de dias o primeiro treinador português a vencer o Mundial de clubes de futebol, que o Palmeiras disputa no Qatar, de 4 a 11 de Fevereiro.
O ‘verdão’ ganhou, no sábado passado, o direito a disputar a edição 2020 do Mundial de clubes, adiada para 2021 devido à pandemia da covid-19, ao bater o Santos por 1-0, na terceira final 100% brasileira da ‘Champions’ da CONMEBOL, no Maracanã.
Um golo do suplente Breno Lopes, aos 90+9 minutos, deu ao conjunto de Abel Ferreira o título sul-americano e o direito de ‘sonhar’ com o Mundial, que ficou a dois triunfos de distância, já que os brasileiros começam nas meias-finais.
O Tigres, do México, ou o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, são o primeiro adversário dos brasileiros, seguindo-se, provavelmente, o ‘poderoso’ Bayern Munique, o grande favorito a conquistar a 17.ª edição da prova.
Caso consiga tamanha proeza, Abel Ferreira torna-se o primeiro português a ver a prova, na ‘era’ Mundial de clubes, em 2000 e desde 2005, ou, antes, de 1960 a 2004, na Taça Intercontinental, disputada entre os campeões europeu e sul-americano.
De todos os técnicos lusos, o que esteve mais próximo foi Jorge Jesus, que chegou à final da edição 2019, ao comando dos também brasileiros do Flamengo, que perderam com os ingleses do Liverpool por 1-0, após prolongamento.