MUNDIAL DE CLUBES: ‘Meias’ com Real Madrid-Paris SG e Chelsea-Fluminense
Estão encerrados os quartos de final do Campeonato do Mundo de Clubes, a decorrer nos Estados Unidos.
No espaço de dois dias, ficou a conhecer-se o quadro das meias finais da competição, que contam com três equipas europeias e uma brasileira.
Comum às quatro partidas realizadas em solo norte-americano foram as homenagens a Diogo Jota e ao irmão André Silva, que morreram num acidente de viação na cidade espanhola de Zamora, na quinta-feira.
Houve muitas lágrimas, sobretudo portuguesas, e silêncio ao longo desta eliminatória.
O primeiro clube a carimbar o apuramento foi mesmo o Fluminense, que enviou para casa o Al Hilal, de João Cancelo e Rúben Neves.
Os brasileiros vão medir forças com o Chelsea, de Pedro Neto, que foi capaz de superar o Palmeiras, de Abel Ferreira.
A outra meia-final contará com dois grandes candidatos à vitória final na competição.
O PSG, de Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos, levou a melhor sobre o Bayern Munique, de João Palhinha e Raphael Guerreiro, e vai medir forças com o Real Madrid, que fechou a próxima ronda com uma vitória frente ao Borussia Dortmund.
O Paris Saint-Germain vai enfrentar hoje o Real Madrid, o titulado passado, nas meias-finais do renovado Mundial de clubes de futebol, um dia depois de o ‘intruso’ Fluminense desafiar o Chelsea.
Numa segunda final antecipada, depois do grandioso embate com o Bayern Munique, nos ‘quartos’, os franceses, liderados pelo espanhol Luis Enrique, vão tentar demonstrar, mais uma vez, que são a melhor equipa da actualidade.
Os gauleses foram os grandes dominadores da época europeia 2024/25, com a conquista da sua primeira ‘Champions’, culminada com um 5-0 ao Inter Milão, além do pleno francês (Ligue 1, Taça e Supertaça), e agora querem alargar o domínio ao Mundo.
O trajecto não é perfeito, pois inclui, a meio da fase de grupos, um desaire por 1-0 com o Botafogo, ainda que com um ‘onze’ alternativo, mas o PSG mostrou nos jogos mais complicados, com Atlético de Madrid (4-0) e Bayern (2-0), a sua força.
Na equipa parisiense, Nuno Mendes, João Neves e Vitinha são figuras incontestáveis no ‘onze’, enquanto Gonçalo Ramos é um suplente de ‘luxo’.

