MUNDIAL DE FUTEBOL 2026: MetLife Stadium disputa final com Dallas

MetLife Stadium (New York/New Jersey), AT&T Stadium (Dallas/Arlington) e SoFi Stadium (Los Angeles) são os três estádios candidatos a sediar a final do Mundial de Futebol de 2026, prova que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

No entanto, e de acordo com informações de última hora dadas como fidedignas, o estádio de Los Angeles já terá sido excluído da lista de finalistas, pelo que a competição pela final, a realizar a 19 de Julho de 2026, deverá ser entre o MetLife Stadium e o AT&T Stadium.

Segundo a imprensa da especialidade, o novíssimo SoFi Stadium, um empreendimento de cinco mil milhões dólares localizado em Inglewood, Califórnia, com capacidade para 70.240 espectadores, é praticamente dado como certo como palco para o primeiro jogo.

Por sua vez, o AT&T Stadium, sediado em Arlington, Texas, com capacidade para 80.000 espectadores (com possível expansão para 105.000 mil), é o maior e mais atraente estádio dos Estados Unidos, e a sua inclusão na lista dos candidatos finalistas foi uma surpresa.

Por último, o MetLife Stadium, localizado em East Rutherford, New Jersey, “casa” dos New York Giants e New York Jets com capacidade para 82. 500 espectadores, é dado como o principal candidato a sediar a tão desejada final de um dos maiores acontecimentos planetários.

O “mayor” de New York City, Eric Adams, e o governador de New Jersey, Phil Murphy, têm estado activamente envolvidos no processo, apostando em trazer o palco principal para New Jersey e New York.

Recorde-se que o presidente da FIFA, Gianni Infantino, visitou o AT&T Stadium no passado dia 17 de Setembro, e cinco dias depois o MetLife Stadium.

O calendário da prova, bem como o palco da final, será divulgado em Novembro ou ainda durante o corrente mês de Outubro.

A FIFA divulgou em Junho do ano passado as 16 cidades que vão receber jogos do Mundial de 2026.

A entidade que gere o futebol mundial escolheu 11 cidades norte-americanas, três mexicanas e duas canadianas.

Estas 16 cidades-sede foram as vencedoras de um concurso a que se candidataram 23, com um total de 60, dos 80, jogos agendados para os Estados Unidos.

Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova Iorque/New Jersey, Filadélfia, San Francisco e Seattle são as cidades americanas que vão ser palco do Mundial.

No México, vai jogar-se em Guadalajara, Monterrey e na capital, Cidade do México, enquanto as cidades canadianas eleitas são Vancouver e Toronto.

O Mundial de 2026, que será disputado por 48 selecções pela primeira vez, prevê a realização de 80 jogos e uma fase de grupos composta por 16 grupos de três equipas.