MUNDIAL DE FUTEBOL 2030: Espanha quer a final

A Espanha vai continuar a pressionar e a lutar para receber a final do Mundial de futebol de 2030 e tem boas hipóteses de o conseguir, atendendo à qualidade dos seus jogadores, disse a ministra do Desporto espanhola.

“Continuaremos a lutar para que a final seja em Espanha”, disse Pilar Alegría, em Las Rozas, nos arredores de Madrid, no final do congresso online extraordinário da FIFA que formalmente atribuiu a organização do Mundial2030 a Marrocos, Portugal e Espanha.

A final dessa competição não tem ainda um estádio atribuído e tanto Espanha como Marrocos pretendem ser os anfitriões desse jogo, algo que Portugal não pode ambicionar, uma vez que a FIFA exige que o recinto que acolhe a decisão de um Mundial tenha lotação mínima de 80.000 lugares e nenhum estádio luso obedece a essa exigência.

A ministra espanhola realçou que os três países trabalharam “em harmonia desde o primeiro momento” na preparação da candidatura para a organização do Mundial2030 e que assim continuará a ser, mas que Espanha vai continuar a pressionar para que a final seja no país.

Para Pilar Alegría, por causa da “grandeza” e da “magnífica qualidade” do futebol e dos futebolistas espanhóis, há “muitas hipóteses” de a final ser em Espanha.