MUNDIAL DE FUTEBOL 2030: Portugal espera receber uma meia-final

Portugal tem “fundada expectativa de acolher um dos jogos das meias-finais” do Campeonato do Mundo de futebol de 2030, face à impossibilidade de receber a final, afirmou terça-feira o coordenador do comité de candidatura, António Laranjo.

“Para a final é exigido um estádio com capacidade mínima de 80.000 lugares. Portugal não tem um estádio com essas características e não vai fazer investimentos para ampliar estádios, portanto não será candidato a receber a final do Mundial”, disse, na Cidade do Futebol, em Oeiras, durante a cerimónia de apresentação da candidatura e do logótipo do Mundial2030, que será organizado por Portugal, Espanha e Marrocos.

Uma vez que o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto – os três recintos lusos que integram a candidatura – não têm a referida capacidade para receber o jogo decisivo, existem expectativas quanto à possibilidade de Portugal acolher uma das meias-finais.

“Não tendo a final, Portugal tem expectativas grandes de ter uma meia-final. Daqui até 2030 temos tempo para acertar todos esses pormenores, mas Portugal tem fundada expectativa de acolher uma meia-final”, referiu António Laranjo.

Desta forma, “não estão a ser considerados investimentos avultados” em Portugal, tendo em conta que os três estádios lusos “têm dado provas de estar nas melhores condições para receber qualquer prova”, enquanto em Espanha e Marrocos, sim, estão previstos investimentos na renovação de estádios e infraestruturas.