MUNDIAL DE FUTEBOL FEMININO: Espanha conquista título pela primeira vez
A Espanha conquistou, domingo, o Campeonato do Mundo feminino de futebol pela primeira vez na sua história, ao vencer por 1-0 a Inglaterra, na final da competição, em Sydney.
Um golo de Olga Carmona, aos 29 minutos, foi suficiente para as espanholas levarem de vencida a Inglaterra e vencerem o seu primeiro Mundial à terceira participação na competição, depois de terem caído na fase de grupos em 2015 e nos oitavos de final em 2019.
Já a Inglaterra, campeã europeia em título, alcança também a sua melhor participação num Campeonato do Mundo, uma vez que nunca tinha atingido a final, tendo sido terceira classificada em 2015 e quarta em 2019.
O último lugar do pódio do Mundial2023 ficou entregue à Suécia, que no sábado venceu por 2-0 a Austrália, uma das anfitriãs, no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Beijo polémico
José Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Fute-bol, fez estalar a polémica nas redes sociais, após a conquista do Mundial feminino.
Quando as jogadoras percorriam o corredor para receber as medalhas, Rubiales abraçou a avançada Jenni Hermoso e deu-lhe um breve beijo na boca.
Já no balneário, a jogadora do Pachuca abordou o sucedido num directo na rede social Instagram. “Eh, não gostei nada, eh”, disse, entre risos.
No dia seguinte, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol um vídeo no qual leva a cabo um pedido de desculpas público ao polémico episódio.
“Estamos perante um feito histórico, um dos dias mais felizes do futebol espanhol. Campeãs do mundo, é uma barbaridade. Estamos a trabalhar nisto há muito tempo, na Real Federação Espanhola de Futebol, e estamos muito orgulhosos, mas também há um incidente que tenho de lamentar, por tudo o que aconteceu entre uma jogadora e eu”, começou por afirmar.
“Há uma magnífica relação entre ambos, assim como com outras. Seguramente, errei, tenho de reconhecer. Num momento de máxima efusividade, sem qualquer má intenção ou má-fé, ocorreu o que ocorreu, de maneira muito espontânea. A partir daí, não percebemos o que se passou, porque considerávamos algo natural, normal e sem qualquer má-fé, mas parece que se formou um furacão por parte de pessoas que se sentiram afectadas com isto”, prosseguiu.